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Estamos escutando falar sobre transformação digital há muito tempo. Todos os segmentos estão sofrendo impactos dela e o setor de custos em todas as empresas precisam acompanhar as mudanças.

A pandemia obrigou todas as empresas a se movimentarem tecnologicamente para garantir as operações durante a quarentena. O trabalho em home office contribuiu para a sobrevivência das empresas e da economia do país. 

A comodidade desse tipo de trabalho, com a economia de custos em manter escritórios físicos, trouxe benefícios interessantes que provavelmente continuarão mesmo com a contenção do vírus.

Se antes a transformação digital era uma sugestão de investimento para as corporações, agora ela passou a ser essencial para o sucesso. 

Mas, como isso influencia suas estratégias? É possível absorver esses investimentos em meio à crise? Qual o impacto da transformação digital na gestão dos custos?

As empresas estão se preparando para sair da situação de improviso e emergência que a pandemia gerou, para tornar o trabalho remoto mais eficiente e funcional. Para isso o investimento em tecnologia é necessário.

Já tivemos a oportunidade de escrever um artigo aqui em nosso blog, onde explicamos porque a transformação digital é tão importante e como acompanhar as mudanças sem impactar na operação da empresa.

Após a leitura deste artigo você pode aproveitar essa outra indicação como leitura complementar: O que é a Transformação Digital

Neste artigo, vamos nos atentar mais a como esta transformação digital impacta na gestão de custos das empresas. Você vai encontrar bons exemplos aqui, fique conosco!

A transformação digital nas empresas e seu impacto na gestão de custos

Os 3 pilares da transformação digital nas empresas

Um artigo publicado na Forbes sobre como a tecnologia digital impacta as operações e a experiência do cliente diz: 

“A tecnologia digital está melhorando o desempenho da empresa de maneiras revolucionárias. De acordo com um relatório recente da Harvard Business School, a digitalização – o uso integrado de análises, big data, nuvem, Internet das coisas (“IoT”), móvel e desenvolvimento de aplicativos – está impulsionando mudanças a níveis sem precedentes.”

Para alcançar estes níveis de mudanças de forma sustentável, os gestores precisam se preocupar com três pilares importantes para uma real transformação digital, são eles.

  • Experiência do Cliente: investimento em ferramentas que otimizem a experiência do cliente na empresa, tendo como perspectiva o usuário;
  • Processo Operacional: automatizar processos para melhorar a gestão, comunicação e o compartilhamento de dados na empresa;
  • Modelo de Negócios: transformar empresas físicas em digitais, como lojas que passam a atuar também como e-commerces.

Cada um destes pilares representam áreas onde as empresas podem pensar em melhorias para implantar uma transformação digital que seja bem estruturada. 

Então, para entender melhor cada um deles, vamos falar mais sobre isso.

1. Experiência dos clientes

O passo mais importante nesse processo é entender o que o cliente espera de sua empresa. O foco na personalização do atendimento através da coleta de informações é uma das estratégias mais inteligentes do mercado.

Informações obtidas através de redes sociais, por exemplo, podem revelar o que o cliente gosta, e o que o deixa insatisfeito.

Conhecendo as dores e expectativas dos clientes muitas ações podem ser tomadas para promoção da marca e fortalecer os laços com o seu público.

Investir em ferramentas que consigam gerenciar automaticamente uma abordagem e comunicação personalizada pode ser o “pulo do gato”, veja algumas delas.

  • Apresentações em tablets ou totens de autoatendimento;
  • Email Marketing;
  • Chatbots;
  • Websites responsivos;
  • Aplicativos;
  • Gamificação.

Ao digitalizar a experiência do cliente, o processo de venda torna-se mais agradável. 

2. Processos Operacionais

Digitalizar os processos traz mudanças internas, e os colaboradores envolvidos em tarefas burocráticas são liberados e posicionados em funções mais estratégicas, trazendo mais produtividade aos negócios.

Por exemplo, um gerente deixaria de preencher e analisar planilhas para pensar em estratégias de gestão.

Todos os processos internos podem ser automatizados: financeiros, controle de estoque, logística, e outros, otimizando os resultados da empresa.

3. Modelos de negócio

Este pode parecer bem complexo, alinhar as operações e estoques com estruturas físicas e digitais pode ser desafiador no início. Mas, com planejamento e orientação, o processo pode ser gradualmente colocado em prática.

Os resultados a longo prazo compensam o esforço. Redesenhar o modelo de negócio para criar um formato digital numa plataforma on-line amplia a atuação e ganha mais público. 

A transformação digital nas empresas e seu impacto na gestão de custos

Alguns exemplos de transformação digital nas empresas

Em que áreas as empresas vão começar a investir em transformação digital?

Veja algumas tendências que identificamos no mercado.

1. Privacidade e organização dos dados

Big data com capacidade de armazenar, com segurança, maior quantidade de dados, sejam sensores, dados móveis, voz e outros. 

Com bom planejamento e gerenciamento adequados para evitar problemas de acessibilidade e privacidade.

Não é necessário dizer o quanto tecnologias de seguranças e armazenamento de dados podem impactar fortemente o setor de T.I. 

Por isso, os investimentos nessa área geram uma grande preocupação no setor de custos.

2. Inteligência artificial aliados ao machine learning

A inteligência artificial analisa os dados obtidos e aplica de maneira correta com insights valiosos.

Já o machine learning concentra-se em incorporar algoritmos que não só analisem, mas também consigam aprender com os dados. 

Os líderes de T.I. estão buscando sintetizar suas análises de dados através da combinação das duas tecnologias.

O aprendizado de máquina e I.A. podem ser usados para automatizar e solucionar problemas de governança de dados, além de criar projeções de custos mais reais, baseadas em aprendizado de dados anteriores.

3. Trabalho remoto

Oferecer a possibilidade de trabalho remoto aos seus colaboradores têm sido crucial e interessante para as empresas.  

O isolamento forçou os gestores a desenvolverem soluções digitais para aproximar clientes externos e internos. Muitas empresas estão mudando seu modelo de negócio para absorver essa modalidade de trabalho.

Obviamente essa mudança implica no investimento em comunicação internas e ferramentas de organização de tarefas.

4. Expansão de nuvem

Provedores de serviços de nuvem estão desenvolvendo recursos inteligentes de automação. Eles estão melhorando cada vez mais ao oferecer serviços de análises, relatórios, I.A., etc. 

Aproveitar a eficiência dos serviços em nuvem, reduz custos e tempo permitindo mais inovação.

Transformação digital e redução de custos

Talvez você pense: essas tecnologias são realmente incríveis, mas a transformação digital na minha empresa requer um investimento alto, como vou absorver esses custos? 

Essa é a melhor parte, embora exija um investimento inicial, a transformação digital reduz significativamente os custos.

Possibilitar e capacitar os colaboradores para trabalhar em qualquer lugar, a qualquer hora são os benefícios da transformação digital.

  • Em qualquer lugar: passamos muito mais tempo em dispositivos móveis do que fixos, notebooks, smartphones e tablets são nossa força de trabalho. 

Eles permitem o trabalho de qualquer lugar, só são necessários dispositivos com boa capacidade de conexão e produtividade, além da infraestrutura de TI. 

Isso evita os gastos que a empresa tem com deslocamento de colaboradores.

  • A qualquer hora: a globalização dissipou fronteiras, e colaboradores localizados nos diversos fusos horários podem trabalhar 24h por dia.

Várias empresas relatam redução no pagamento de horas extras com modelos híbridos de trabalho.

  • De qualquer forma: mudar a forma como os colaboradores encaram suas responsabilidades, desvinculando a produtividade a uma hora ou local traz vantagens reais. 

Há uma flexibilização maior para a criatividade, colaboração e presença quando necessária, impulsiona a força de trabalho.

Tudo isso parece ótimo, certo? Mas o que é necessário para implantar uma transformação digital capaz de reduzir os custos operacionais na empresa?

É o que veremos agora.

Estruturando sua transformação digital

Para construir um prédio com um sólido alicerce, seus pilares não podem ser feitos de quaisquer materiais. Da mesma forma, sua estrutura digital precisará contar com os seguintes itens necessários.

  • Conectividade

Todos os colaboradores na sua empresa precisam contar com uma boa conexão para agilizar processos operacionais e melhorar a comunicação.

  • Performance

Você precisará investir em equipamentos com alta capacidade de processamento. Falando de dispositivos móveis, lembre-se de verificar a adaptação dos dispositivos às novas tecnologias, como a 5G, por exemplo.

  • Segurança

A segurança dos dados e privacidade dos clientes e da empresa são essenciais para garantir que esse trabalho funcione com eficiência. 

Invista em ferramentas e tenha políticas de segurança com senhas complexas e dados protegidos contra hackers.

  • Durabilidade

Invista em equipamentos que garantam uma boa durabilidade e com baixa manutenção.

  • Flexibilidade

Um planejamento para criar uma equipe flexível, com colaboradores sempre disponíveis para atender as necessidades dos clientes é tão importante quanto ter equipamentos adequados.

  • Inteligência artificial e automação de processos

Invista em ferramentas com inteligência artificial, robôs e machine-learning que podem identificar tendências e anomalias nos processos, trazendo soluções criativas e otimização. 

Soluções específicas de inteligência artificial ainda não estão completamente integradas em nossos ambientes de negócio e talvez, neste momento, não sejam cost effective. 

Porém, automatizar processos repetitivos, por exemplo, paper oriented or dependent, pode proporcionar ganhos imediatos de produtividade. 

Lembrem-se, se você não está repensando processos para ganho de produtividade, como, aumento de performance e segurança operacional, seu concorrente estará. 

Tudo isso é incrível, mas será possível investir em tanta tecnologia sem criar um rombo nas contas da empresa? 

Com certeza! 

Com um bom planejamento, é possível fazer as mudanças gradualmente. 

Ao passo que consegue economizar em um setor, poderá realocar os valores para investir em outro.

Vamos lembrar a célebre frase do Gato a Alice:

“ … Alice perguntou: Gato Cheshire … pode me dizer qual o caminho que eu devo tomar?

Isso depende muito do lugar para onde você quer ir – disse o Gato.

Eu não sei para onde ir! – respondeu Alice.

Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve…”

Nunca é suficiente enfatizarmos a importância do seu planejamento de médio/longo prazo para entendimento dos caminhos estratégicos, táticos e operacionais que irão fortalecer sua empresa para os desafios futuros. 

Se sua resposta for a resposta de Alice ao Gato, inicie hoje o seu planejamento e corra na direção certa. 

Mas esse planejamento não é fácil de fazer, você precisa de orientação profissional para guiar a transformação digital de sua empresa.

A Telecomplus é uma empresa especializada em redução de custos na área de T.I. e Telecomunicações

Podemos analisar a situação de sua empresa e indicar caminhos para uma redução de custos que transformem os processos digitais de sua empresa.

Como vimos, a transformação digital está acontecendo agora e rapidamente, as empresas que se atrasarem em aderir, podem correr sérios riscos de perderem a competitividade no mercado. 

É urgente que essa mudança ocorra, mas sabemos o quanto ela é complexa, por isso nós oferecemos todo o suporte necessário para te ajudar nessa jornada. 

Precisa de ajuda especializada para manter sua empresa competitiva sem elevar os gastos em TI e Telecom? Entre em contato comigo e solicite uma avaliação sem custo.