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Já ouviu falar em figital? Em termos simples, é a integração do físico com o digital. Esse conceito tem se tornado um modelo de negócio bem interessante com resultados consistentes. Veja um exemplo.

Nos supermercados costumam ter filas para passar no caixa, mas ao lado, pode ter caixas de autoatendimento, o cliente passa os produtos no leitor de código de barras e deposita na sacola que está em cima de uma balança, se o peso na sacola não condiz com o peso do produto adquirido, o sistema acusa inconsistência. 

O cliente finaliza as compras com o cartão e vai embora, sem fila e sem precisar depender do atendente. Incrivelmente prático e autossuficiente.  Ou seja, é um exemplo claro e simples do Figital.

O momento que estamos vivendo é a evolução do digital para a integração com o físico. Outro exemplo é a nova loja das Casas Bahia em São Paulo, inaugurada em novembro de 2021.

A loja é equipada com dispositivos inteligentes, automatizados e abertos ao consumidor para testes, há um robô de 1,60m que passeia e interage com os clientes. É possível comprar com celular de autoatendimento e máquinas de pagamento, ou comprar pela internet e retirar no drive-thru. 

Todos os produtos possuem QR code conectados à página do site, com mais informações sobre o item e avaliações de outros usuários. 

Esse processo de digitalização dos comércios é a tendência atual no mercado, e só é possível por meio da tecnologia

É uma tendência que não se aplica apenas ao comércio, mas também a serviços, estudos e outros, onde as marcas se fazem presentes em diversos canais e formatos. 

Diante disso surge a pergunta: como esse modelo de negócio afeta as tecnologias da minha empresa? Por que preciso me adaptar a essas mudanças e como fazer isso? É o que vamos considerar a partir de agora. 

Figital o que é e como afeta as tecnologias na sua empresa

O que é figital e por que é importante?

Figital é um sistema híbrido de negócio que consiste na união do físico com o digital, baseado no conceito omnichannel explicado pelo Sebrae como:

 “Uma tendência do varejo que se baseia na convergência de todos os canais utilizados por uma empresa. Trata-se da possibilidade de fazer com que o consumidor não veja diferença entre o mundo online e o offline. O omnichannel integra lojas físicas, virtuais e compradores. Dessa maneira, pode explorar todas as possibilidades de interação.”

Figital é uma estratégia para vender mais, atingir novos públicos, construir campanhas de sucesso e garantir a presença física e digital da marca. 

O objetivo é que o consumidor tenha cada vez menos distinção entre marcas físicas e digitais. Com a comunicação assertiva ele passa a compreender essa operação de forma fluida.

É uma estratégia de vendas ideal para o público moderno que espera agilidade, atendimento personalizado e boa experiência de compra. 

Por ser uma tendência de mercado e uma estratégia para vender mais, ninguém deseja ficar para trás. Então como é possível se adaptar ao Figital?

Passos para adaptar o Figital ao seu negócio

Considerando que figital é a união do ambiente físico e digital, é preciso criar estratégias, utilizar ferramentas apropriadas, otimizar abordagens em múltiplos canais e melhorar o atendimento ao público para possibilitar esse modelo de negócio.

Investir em múltiplos canais para otimizar o atendimento é essencial. É importante entender e se adaptar às características do cliente omnichannel que costuma apresentar os seguintes comportamentos. 

Figital o que é e como afeta as tecnologias na sua empresa
  • Webrooming: o cliente pesquisa online antes de ir comprar em uma loja física.

  • Clicar e coletar: ele faz compras online e retira em uma loja física pelo sistema drive-thru.

  • Scanning: na loja física ele digitaliza um produto para pesquisar ofertas online.

  • Showrooming: o cliente gosta de ir à loja para ver o produto, mas opta por comprar online com preços mais em conta.

  • Clicar e enviar: compra um produto online enquanto está na loja física.

Quanto às ferramentas mais indicadas para esse modelo de negócio, podemos citar.

1. Autoatendimento 

No espaço físico, um totem de autoatendimento é uma estratégia interessante para o negócio Figital. 

Garante praticidade, agilidade e autonomia ao cliente, evita filas e aglomerações.

2. Sistema de gestão enterprise resource planning (ERP)

É um sistema que possibilita interagir com diversos setores e processos em uma única plataforma. 

Quando se pensa em operações híbridas deve-se pensar em unificar a gestão, desde o PDV online,sistema de frente de caixa que registra as vendas e emite notas e cupons fiscais, até estoque e logística de entrega. 

3. Chatbot 

Um chat de autoatendimento possibilita o cliente tirar dúvidas em tempo real, mesclando operação física com a digital e engajando para efetivar compra.

4. CRM 

Falando sobre engajamento e relacionamento com o cliente, o CRM é destaque, uma plataforma de customer relationship management. 

É uma solução valiosa para melhorar a experiência do cliente. Com ele é possível manter um banco de dados completo para reconhecer leads e convertê-los através de promoções e ofertas específicas e inteligentes.

5. Business Intelligence (BI) 

Inteligência de negócios. É possível coletar, organizar, analisar e monitorar informações.  Empresas tomam decisões baseadas em dados, o Big Data favorece os negócios para definir estratégias. 

A inteligência artificial é um recurso necessário para as empresas se tornarem mais competitivas.

Não é possível se tornar figital sem um bom uso da tecnologia. Essas ferramentas são necessárias para fazer o negócio expandir e se adequar às tendências atuais. 

O ambiente híbrido precisa de ferramentas que integram as operações e facilitam o atendimento ao cliente. 

São inúmeras as vantagens da integração entre os ambientes físico e digital, e isso também é acessível à sua empresa. Você terá valor agregado ao oferecer aos seus clientes a melhor experiência de consumo. 

Agilidade no atendimento e fechamento de pedidos gera fidelização dos clientes. Seus negócios vão operar em diversos canais de vendas de forma fluida e integrada, com maior sucesso e gerando mais lucros.

Entretanto, não é fácil trazer essa transformação digital para sua empresa e manter os custos num patamar saudável para as operações da empresa.

Se você pretende planejar operações figitais pode contar com a ajuda de especialistas para começar com os equipamentos e contratos de serviços mais adequados à sua realidade.

A Telecomplus é especializada na redução de custos na área de T.I. e telecomunicações. Podemos ajudar você a estruturar sua empresa para entrar com tudo no meio figital.

Entre em contato comigo e vamos conversar sobre esse assunto.