Está preparado para o impacto que o 5G trará à gestão de telefonia da sua empresa?
O Natal de 2021 passou e nos presenteou com as redes 5G, que aterrissaram oficialmente em terras brasileiras em dezembro através da Vivo, Claro e Algar Telecom, “iluminando” regiões específicas das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.
Mas o que isso significa na prática para a gestão de telefonia? Quais os benefícios que essa tecnologia trará e principalmente como os custos dessa migração irão impactar na gestão de telefonia da sua empresa? Isso é o que vamos considerar agora.
O que é o 5G e por que a gestão de telefonia deve se preparar para recebê-lo?
O 5G é a quinta geração de internet móvel. Veja como foi explicado no artigo publicado no G1:
“É a nova geração de internet móvel, uma evolução da conexão 4G atual.
A promessa é que ela trará mais velocidade para baixar e enviar arquivos, reduzirá o tempo de resposta entre diferentes dispositivos e tornará as conexões mais estáveis.
Essa evolução da rede vai permitir conectar muitos objetos à internet ao mesmo tempo: celular, carro, semáforo, relógio. Tudo isso já pode ser ligado ao 4G, mas é esperada uma melhoria na conexão.”
Os comunicados divulgados pelas operadoras dão pistas que a frequência de operação escolhida foi a 2,3 GHz, e as três operadoras ativaram suas redes no padrão 5G NSA (non standalone).
Mas em termos práticos, o que significa a sigla NSA para a gestão de telefonia?
Podemos entender que é uma transição entre a quarta e a quinta geração da rede, ou seja, oferece uma velocidade maior que o 4G, mas ainda não atingiu potencial máximo do 5G.
A rede 5G NSA conta com a infraestrutura e as mesmas frequências do 4G para operar, o que muda é a antena de comunicação, específica para a rede 5G.
E quanto a velocidade?
O desempenho da rede 5G NSA será cinco a dez vezes superior à rede 4G. Não será ruim, entretanto, pessoalmente entendo que esta solução deveria ser batizada de “4G Plus”, “5G Só Que Não” ou algo semelhante.
A rede real será o 5G SA (standalone), que difere da atual 5G NSA. O padrão 5G SA exigirá um maior investimento das operadoras, pois demandará a troca não só das antenas, mas dos demais equipamentos (de “borda” ou “core”) da rede móvel.
A velocidade prometida com o 5G SA será até dez vezes maior que o 5G NSA, ou seja, nós consumidores, teremos acesso às velocidades máximas da rede quando alguma das operadoras finalmente nos presentear com esta opção de serviço.
Confira mais detalhes sobre o 5G e sua aplicação no artigo Internet 5G no Brasil. O fim do 4G?.
Mas por que é necessário preparar a gestão de telefonia para a chegada do 5G?
Conforme abordamos, toda essa tecnologia e investimentos das operadoras tem um custo que certamente será repassado para os consumidores, as operadoras cobram pela franquia de dados utilizada.
As empresas ainda não definiram reajustes nos preços de pacotes de dados, pois ainda está em fase de implantação e a cobertura, a princípio, será menor, primeiramente aplicada às capitais, mas certamente podemos esperar uma alta nos custos de telefonia.
Outra questão que envolve custo será a compatibilidade dessa tecnologia com os aparelhos celulares: será preciso ter um aparelho celular compatível com o 5G, atualmente são poucos modelos compatíveis e são os mais caros do mercado.
Quando devo fazer a migração do 5G na minha empresa?
O 4G não deixará de existir, dessa forma você poderá decidir o momento certo para fazer a migração para o 5G.
Nossa recomendação para quem faz a gestão de telefonia é: avaliar de forma crítica a real necessidade dos seus colaboradores terem acesso à tecnologia 5G (NSA ou SA) para execução de suas rotinas de trabalho.
Sua empresa terá que avaliar se há necessidade de algum upgrade nas topologias para disponibilização das aplicações utilizadas por seus funcionários.
Antes de colher algum benefício ou maior produtividade com a adoção dos acessos de dados móveis no padrão 5G, analise as aplicações operadas por seus colaboradores no dia a dia. Por exemplo: alguma de suas aplicações já estarão operando em um modelo “edge computing”?
Nesta modalidade de operação a capacidade de processamento e armazenamento estarão mais próximas dos usuários, o “edge computing” reduz latência logo, fará sentido para este público usuário a adoção do acesso 5G, que também promete redução considerável na latência da rede.
Opte por trocar ou iniciar a migração para o uso da rede 5G quando o benefício estiver claro, e inclusive for monetizável.
Estruture um TCO para análise das opções, as redes 5G prometem mais do que uma melhor experiência de velocidade para um acesso mais confortável e ágil que o 4G.
A expectativa é que ela representará um novo degrau na transformação digital das empresas, alterando como o seu mercado faz negócios. Logo, observe o “placar”, as tendências, pois uma nova onda de adequações das suas estruturas operacional e mercadológica provavelmente serão necessárias.
A questão agora é: como fazer esse processo de migração para o 5G sem muitos danos à gestão de telefonia?
Como fazer a migração para o 5G sem quebrar a gestão de telefonia?
Como vimos, os benefícios que o 5G trará serão enormes e sua empresa não poderá ficar de fora.
Por isso tenho algumas recomendações e cuidados sobre a troca e a escolha de novos aparelhos para você se beneficiar da rede 5G, de maneira que sua gestão de telefonia consiga absorver esses custos.
Abaixo eu listo cinco dicas para considerar ao analisar a troca dos aparelhos em sua empresa.
1. Selecione os modelos de aparelhos celulares
Selecione aparelhos que tenham compatibilidade com os padrões NSA e SA. Muitos são os modelos já compatíveis com o NSA, e poucos com o SA.
Atualmente os celulares da Apple da 13ª geração e Samsung das linhas Galaxy A52, Z e S21 são os disponíveis para esse padrão de rede 5G no Brasil.
2. Defina os colaboradores que necessitam ter acesso ao 5G
É parte do trabalho de gestão de telefonia definir muito bem quais colaboradores terão acesso a qual padrão de serviço.
Provavelmente a assinatura do “chip” e a mensalidade do plano para o padrão SA será ofertado a um valor maior que o NSA, pois o 5G NSA operará com o mesmo chip do 4G, mas o 5G SA demandará a aquisição de um chip desenvolvido especificamente para funcionar com este padrão de rede.
3. Evite adquirir os aparelhos diretamente das operadoras
Como vocês podem perceber, os aparelhos compatíveis ao 5G (principalmente para o padrão SA) serão caros.
Se você é o gestor de infraestrutura de T.I. de sua empresa e a sua política de segurança exige que os aparelhos sejam providos pela companhia, face à sensibilidade das informações trafegadas, nossa principal recomendação é a seguinte: evitem adquirir os aparelhos diretamente com as operadoras.
Já ouviram a expressão “there is no free lunch”? Pois bem, qualquer subsídio ofertado pela operadora na aquisição dos aparelhos será recuperado de alguma forma, geralmente com a cobrança de valores recorrentes maiores.
Sem contar que os aparelhos são ferramentas de fidelização que adicionam multas relevantes (e geram barreiras de saída) caso sua empresa deseje terminar o contrato para aproveitar alguma oportunidade de melhor negociação junto a concorrência.
4. Avalie a possibilidade de “leasing” dos aparelhos móveis
Se sua empresa está no regime de lucro real, avalie a possibilidade de alugar ou operar com o “leasing” dos aparelhos móveis.
Há benefícios fiscais que justificam o aluguel, ao invés da aquisição deles).
5. Ofereça apenas os chips aos seus colaboradores
Se sua empresa não opera no lucro real, provavelmente a alternativa de ”leasing” não se mostrará interessante.
Nesse caso nossa recomendação é de analisar se é possível oferecer somente os chips aos seus colaboradores, sendo a responsabilidade pela troca e seleção do modelo de aparelho dos colaboradores.
Você deverá apenas ter o cuidado de informar de forma objetiva quais são os aparelhos compatíveis com cada padrão de rede 5G, e o tipo de serviço de rede 5G que cada colaborador terá acesso.
O link a seguir apresenta a tabela divulgada pela Vivo de dispositivos compatíveis com a tecnologia 5G (por padrão), ela foi disponibilizada para consulta de ferozes “early adopters” em dezembro de 2021.
Conclusão sobre a gestão de telefonia
Podemos concluir que o 5G é essencial para a transformação digital de sua empresa, ficar de fora seria um suicídio. Vai afetar seus custos e sua gestão de telefonia? Sim. Mas é possível fazer um planejamento para absorvê-los.
Nós podemos te ajudar a fazer esse planejamento para reduzir custos de forma segura, sua empresa pode contar com a consultoria da Telecomplus. Somos especializados na redução de custos da área de telecomunicações e T.I.
Solicite um “quick assessment” com nossa equipe, podemos apontar algumas oportunidades de redução de custos da gestão de telefonia de sua empresa.
Fabio Furlan é Fundador e Diretor na Telecomplus.