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Por que podemos dizer que a gestão financeira está relacionada ao sucesso ou fracasso da empresa? 

Alguns talvez pensem “tenho um ótimo produto e ofereço um serviço diferenciado, meus clientes estão contentes, o meu faturamento está aumentando a cada mês, só o que preciso fazer é administrar as contas”.

Será correto esse pensamento? Um bom faturamento significa longevidade da empresa? O que precisa fazer para sua empresa ter saúde financeira necessária para a continuidade dos negócios a longo prazo?

Um grande sábio disse “quem de vocês, querendo construir uma torre, não se senta primeiro e calcula a despesa, para ver se tem o suficiente para completá-la?”.

Com essas perguntas concluímos que preparar a empresa para o futuro e para crises é tão importante quanto pensar na atual saúde financeira da empresa. 

Nesse artigo vamos considerar que tão importante quanto ter bons produtos e serviços, precisamos ter uma boa gestão financeira.

Nesse artigo vamos considerar isso. 

O que é gestão financeira?

São os processos, métodos e ações que uma empresa utiliza para planejar, controlar, analisar as atividades financeiras.

  • Planejamento

É a etapa que define os resultados que deseja alcançar. Identifica as oportunidades de investimento e como otimizar os recursos. Define metas, e planeja ações em casos de crises e adversidades.

  • Controle

Verifica a execução dos processos, observando suas práticas e resultados, a fim de tomar ações assertivas e preventivas evitando erros e retrabalhos.

  • Analise

Analisa os processos e resultados com objetivo de otimizá-los.

  • Investir

Ação estratégica que abrange várias operações, incluindo compra de ativos, contratações, aquisições, etc.

Uma boa gestão financeira é a base para que os profissionais analisem o cenário, estabeleçam metas, otimizem recursos e melhorem resultados.

Ela faz a diferença entre o sucesso e o fracasso da empresa, por isso deve ser conduzida com inteligência. 

Portanto, seria sábio se perguntar “estou assegurando a saúde financeira da minha empresa?”.

Por que é importante ter uma cultura de gestão financeira em T.I.?

Quando falamos de cultura entendemos um conjunto de tradições, crenças, valores de um grupo social.

Dessa forma, quando falamos em cultura de gestão financeira podemos entender que todos os processos envolvidos devem fluir organicamente. No departamento de T.I. isso é ainda mais importante.

Por meio do gerenciamento financeiro é possível manter os gastos equilibrados em relação aos ganhos e assim operar de forma lucrativa. 

Veja como a gestão financeira pode ser aplicada na área de T.I.:

  • ela fornece visibilidade operacional e percepção na tomada de decisões;
  • certifica-se que o provedor de T.I. não se compromete com um serviço que não pode fornecer;
  • obtém o nível apropriado de financiamento para o desenvolvimento e entrega de serviços de T.I.;
  • identifica o equilíbrio perfeito entre custo e qualidade de serviço, oferta e demanda.

Faz parte da cultura organizacional de sua empresa ter procedimentos para uma boa gestão financeira? Se ainda não, que tal reunir-se com os seus colaboradores e abordar essas questões? 

Quais os aspectos e objetivos da gestão financeira? 

Podemos considerar três aspectos principais na gestão financeira, e cada um tem o ciclo de planejamento anual, monitoramento operacional e relatórios.

  1. Contabilidade: onde o departamento de T.I. presta contas à empresa do dinheiro gasto;
  1. Orçamento: a previsão e controle das receitas e despesas do departamento. Os orçamentos são definidos anualmente e o desempenho financeiro são relatados mensalmente;
  2. Cobrança: a cobrança dos clientes pelos serviços prestados.

Quanto aos objetivos do gerenciamento financeiro, podemos destacar:

  • garantir o financiamento para gerenciar a prestação de serviços;

  • identificar e gerenciar os custos da prestação de serviços;

  • avaliar o impacto financeiro das novas estratégias;

  • executar políticas e práticas financeiras para os provedores de serviços de T.I.;

  • prestar contas das despesas no desenvolvimento, entrega e suporte de serviços;

  • prever as necessidades financeiras do provedor de serviços.

Impactos negativos da má gestão financeira

A gestão financeira pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso da sua empresa. Por isso é tão importante que ela seja eficiente, cada decisão deve ser bem planejada, pois uma má gestão pode ser fatal.

Infelizmente no Brasil observamos esse cenário. Mesmo antes da pandemia, o número de empresas que fecharam é bem expressivo.  Observe essa matéria publicada no G1 Economia:

“Conforme o levantamento do IBGE, entre 2014 e 2018 o país perdeu cerca de 382,5 mil empresas, o que implicou na perda de 2,9 milhões de trabalhadores assalariados”

Obviamente, sabemos que os períodos difíceis de pandemia agravaram o quadro de empresas que não tinham capital para se manterem nos períodos mais turbulentos.

Fechar a empresa é a pior das hipóteses, mas não é a única consequência ruim de uma má gestão financeira.

Mesmo que isso não ocorra de imediato, uma má gestão vai drenando a empresa por anos impactando na saúde financeira e limitando o potencial de investimento até o momento da queda. Esse período decadente afeta a produtividade e os funcionários.

Abaixo veremos alguns erros comuns.

  • Não analisar o desempenho da empresa frequentemente

É essencial ter uma rotina de análise de desempenho quando se trata do dinheiro da organização.

  • Não ter controle de estoque

É essencial ter muita atenção em relação ao armazenamento de insumos. Estoque demais ou de menos em equipamentos e insumos podem causar grandes prejuízos.

  • Misturar finanças de vários departamentos da empresa.

Uma regra para uma boa gestão financeira é: saiba como está gastando seu dinheiro.

Não separar os gastos conforme a finalidade ou com o departamento pode dificultar a medição do retorno sobre o investimento. Seria um erro tão básico quanto misturar finanças pessoais com as corporativas. Ambas as contas precisam ser controladas separadamente e com finalidades diferentes.

  • Desconsiderar o capital de giro

O capital de giro trata-se de uma reserva de recursos a serem usados em curto prazo pela empresa, tais como: salários, insumos, água e luz, etc. Não ter esses recursos em mãos quando necessários é um grande risco.

Até aqui, você pode ter conseguido bons insights para melhorar sua gestão financeira, não é? 

No entanto, há desafios que você precisará vencer. Veremos isso a seguir.

Desafios na área de T.I.

Abaixo listamos alguns desafios da gestão financeira que são específicos à área de T.I..

  • Ter uma equipe qualificada para criar uma ponte entre os departamentos de T.I. e financeiro;

  • Estar em conformidade com os requisitos regulamentares e legislativos, para não se expor a penalidades;

  • Gerenciamento de dados financeiros dedicado aos serviços de T.I. eficiente para não gerar uma tomada de decisões baseadas em informações erradas;

  • Abranger os custos totais dos serviços nos relatórios financeiros, e não apenas os custos da infraestrutura e dos softwares;

  • Manter controle dos contratos no tempo, principalmente: ter certeza que os índices de correção aplicados não resultaram em desequilíbrio ecnonômico-financeiro no serviço contratado.

Não é fácil lidar com estes desafios, mas aplicando algumas sugestões você encontrará o caminho. 

Sugestões para ter uma gestão financeira eficiente

  • Faça um bom planejamento

A boa gestão deve analisar o cenário de forma macroeconômica e microeconômica para definir metas e objetivos. As métricas são definidas e revisadas no planejamento estratégico e devem ter ferramentas de acompanhamento de resultados eficientes.

  • Saiba controlar os custos

Defina e mapeie todos os seus custos. Certifique-se de diferenciar corretamente os custos fixos dos variáveis e de separá-los das despesas, investimentos e perdas.

  • Defina indicadores de desempenho

Qual indicador de desempenho costuma usar? KPI é uma sigla que vem do inglês para Key Performance Indicator, são os Indicadores-Chave de Performance.

Trata-se de uma ferramenta de gestão empregada para analisar os indicadores mais importantes de um negócio ou empresa. É importante definir qual é o indicador de desempenho mais indicado para o seu negócio.

  • Gerencie o fluxo de caixa.

O controle rígido de entradas e saídas de despesas são essenciais para a saúde financeira da empresa e deve ser gerenciado com sabedoria.

  • Estabeleça metas

É fundamental ter metas bem definidas. Qual o objetivo da empresa? Onde você deseja chegar a longo prazo? Quais metas deve alcançar a curto e médio prazo para atingir seu objetivo? Suas metas serão o guia para cumprir o seu propósito.

  • Use a tecnologia

Um bom sistema tecnológico é importante para o fluxo natural das operações de controle e análise, pois a automação operacional possibilita criar estratégias mais eficientes. 

Conforme consideramos, uma boa gestão irá definir o sucesso de sua empresa. Mas com tantos desafios, pode ser difícil encontrar seu caminho sozinho. 

A Telecomplus oferece ajuda especializada para criar a ponte perfeita entre o departamento financeiro e o departamento de T.I. 

Podemos ajudar a organizar sua gestão de custos na área de T.I. sem impactar as operações da empresa.

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