2022 foi um ano cheio de grandes eventos, que impactaram tudo, mesmo no final do ano. Saiba como se preparar para a área de Telecom em 2023.
Podemos considerar que 2022 foi o ano em que a pandemia teve menos influência e que as coisas conseguiram tomar rumo normalmente.
Grandes eventos, como o Rock In Rio ou até mesmo acontecimentos de expressão mundial, como a recém finalizada Copa do Mundo FIFA, mostram como o mundo anda focado em retomar o ritmo que o covid-19 o forçou a deixar de lado.
A área de telecom também não fica de fora dessa lógica. Muito pelo contrário, o setor foi um dos poucos que tiveram uma expansão em comparação com os demais no mesmo período.
Se por um lado a pandemia nos afastou de muitas coisas, por outro, houve uma maior aderência às tecnologias responsáveis para que essas perdas fossem minimizadas ao máximo.
O advento em massa do home office, as necessidades de comunicação com família e pessoas importantes, entre outros. Tudo isso fez com que as telecomunicações fossem ainda mais importantes e requisitadas por milhões, para não dizer a maioria das pessoas ao redor do mundo.
O mercado corporativo também não ficou de fora. Diante dessa nova realidade, as empresas tiveram que acelerar o processo de transformação digital muito antes do esperado, tudo isso para atender às necessidades de uma população que a cada dia fica mais conectada.
Com o final de ano chegando, os questionamentos sobre o que 2023 nos reserva começam a chegar de uma maneira cada vez mais acalorada.
Pensando no mercado de telecom e nas possíveis mudanças que o espera, resolvemos fazer essa lista com cinco tendências de 2023 que valem dar a devida atenção mesmo agora, no final do ano.
1 – Banda larga ampliada
De acordo com os estudos do IDC, com a implementação da rede 5G, os impactos serão surpreendentes, um verdadeiro salto no campo de Telecom.
Isso se dá por conta dos novos hábitos provocados pelo home office, adotado por grande parte dos profissionais atualmente, tudo isso faz que a banda larga ganhe diversas finalidades.
A internet dá acesso a tudo: é usada para entretenimento, trabalhos, encontros virtuais, entre diversas outras possibilidades.
Esses fatores indicam que o aumento do tráfego será de pelo menos 40% nas redes de dados, além da adoção de serviços que não são tão tradicionais, como a tecnologia cloud computing.
Outro ponto importante da banda larga é que, em alguns países da América Latina e principalmente no nosso, a maioria dos usuários utilizam a internet a partir do smartphone.
Por esse motivo, a previsão é de que, até 2023 o tráfego de dados em redes móveis tenha um aumento significativo, em até 29,2%.
Já no caso das redes fixas, o aumento será de 10,8%.
Esse avanço também é visto mais a frente, pois em 2025 a tendência será ainda mais promissora e a quantidade de dados para os dispositivos de IoT, por exemplo, pode chegar a ser cinco vezes maior.
2 – Uma alta das soluções tecnológicas
Já não é segredo nenhum que os setores de tecnologia de maneira geral serão fortalecidos durante os próximos anos.
Soluções que impulsionem a segurança de dados, atualizações automáticas e uma maior facilidade no monitoramento de informações ganharão cada vez mais destaque.
Além disso, aquelas soluções que envolverem comunicação e o aumento da interatividade serão mais solicitadas pelos usuários.
De acordo com a IDC, a adesão desses serviços deve aumentar 53% neste ano.
3 – Tecnologia VoIP
Essa, sem dúvidas, é uma grande facilitadora do home office. De fato, a tecnologia VOIP ajuda diretamente no trabalho remoto, o VoIP promove uma maior flexibilidade e economia nos custos em telecom.
Isso é possível pelo fato da tecnologia VoIP realizar chamadas telefônicas através da internet, a partir de qualquer dispositivo integrado a algum software.
Além disso, a partir dessa tecnologia é possível também compartilhar dados, realizar videochamadas e aumentar a produtividade de suas equipes nas corporações.
Por todos esses motivos, a tendência é que esta tecnologia ganhe cada vez mais espaço.
4 – Interoperabilidade
A integração é a chave para estabelecer uma comunicação certeira, seja de uma maneira interna, entre os profissionais da empresa, quanto externamente, para os clientes.
Por meio da integração de soluções baseadas em big data, as empresas conseguem criar listas sob demanda, de acordo com a preferência de consumo de seus usuários.
Portanto, a interoperabilidade também será uma tendência em telecom para os próximos anos.
5 – Metaverso
Esse é, sem dúvida nenhuma, o queridinho no mercado de telecomunicações nos últimos tempos, mas ainda assim é pouco entendido e explorado.
Trata-se de um ambiente 100% virtual e imersivo, em que são feitas representações digitais de pessoas, ambientes e demais situações. Dessa forma, oferece um gigantesco potencial de revolucionar a maneira como interagimos, aprendemos, nos divertimos e até fazemos negócios.
Sendo assim, algumas marcas já garantiram o seu espaço, como o Facebook que fez a troca do nome da empresa para Meta. Com este singelo movimento, impulsionou o mercado de ativos digitais e influenciou mais empresas a efetuarem a sua entrada no metaverso, como a The Sandbox.
Isso tudo, além de oferecer enormes oportunidades de investimentos e um crescimento rentável por parte das marcas através das compras dos espaços nos metaversos, garante também um terreno virtual para grandes realizações, bem como divulgações dos mais diversos produtos e serviços.
Mas o que até então tem um crescimento consideravelmente tímido, promete mudar com a chegada do 5G, se tornando uma das grandes tendências para o próximo ano.
Conheça a OptimusPlus
Quer implementar essas tecnologias em seu negócio, tendo o menor custo possível? Então você precisa conhecer a OptimusPlus.
A OptimusPlus é a sua especialista em redução de custos para T.I. e telecom.
Em mais de 18 anos, já auxiliamos mais de 70 empresas a encontrarem valores menores do que o que era planejado para seus investimentos em tecnologia através de nossos serviços.
Tudo isso gera uma quantia de mais de R$ 90 milhões economizados por empresas extremamente satisfeitas.
Entender que a tecnologia é algo que domina o agora, que tende a ficar cada vez mais atual e que ela deve sim estar no meio das empresas é o primeiro passo para um negócio saudável, que prospera e que consegue ser duradouro, tendo relevância em todos os seus anos.
Tudo isso vem para melhorar o seu negócio. Não deixe que esses investimentos se tornem a sua ruína, fale agora com a OptimusPlus! Descubra como ajudamos as empresas a se modernizar e economizar.
Artigo originalmente publicado em Final de ano e telecom: como se preparar para 2023?
Fabio Furlan é Fundador e Diretor na Telecomplus.