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Modelos de trabalho híbrido podem aumentar a eficiência e reduzir custos dentro das empresas. Entenda mais sobre o figital neste artigo

Vivemos um momento de transição para o mundo digital. Cada vez mais a internet é a principal plataforma de trabalho para as pessoas.

Esse processo acontece por uma série de fatores, que podem ser sociais, estratégicos e principalmente, econômicos.

Tal movimento também afeta diretamente a maneira como as empresas se relacionam com seus consumidores. Com novos canais de comunicação, surgiram mais oportunidades de diálogo com o público.

Saber incorporar as plataformas digitais nas cadeias produtivas de empresas e negócios é uma obrigação de gestores atualizados no mercado moderno.

No entanto, é importante ter responsabilidade e utilizar essa digitalização com bom senso. Afinal, os modelos físicos ainda oferecem elementos que não podem ser atingidos no virtual.

Por isso, a resposta está na mescla desses dois mundos. Nesse contexto, o figital pode ser uma alternativa interessante para reduzir custos e manter a qualidade nos serviços de empresas e organizações.

O que é figital?

O conceito de “figital” é um termo que descreve a fusão de atributos físicos e digitais dentro do funcionamento de uma empresa.

Essa prática pode dizer respeito a diversos setores do funcionamento de uma organização, desde o modelo de trabalho de seus funcionários até as estratégias de atendimento ao cliente.

Embora o uso da palavra não seja novo, esse termo tem se tornado cada vez mais importante no mundo de hoje, onde a tecnologia digital está assumindo o protagonismo nas relações comerciais.

Promovendo a remoção das fronteiras entre nossas vidas físicas e digitais, o figital cria uma série de possibilidades para que as empresas explorem melhor suas próprias dinâmicas de trabalho.

Independentemente de ocorrer online ou offline, esse posicionamento ajuda na coerência de diálogos nos diversos canais que podem ser utilizados pelas empresas.

Modelos baseados no figital, garantem que as empresas capitalizem esta sinergia entre estes dois mundos, revolucionando como bens e serviços são comprados e vendidos, além de abrir infinitas possibilidades de comunicação e colaboração.

Por isso, o figital pode reduzir custos operacionais e agilizar processos, sem sacrificar a personalização ou o envolvimento das experiências dos clientes

Lições da Pandemia

O mundo já caminhava a passos largos para a completa digitalização. Principalmente quando falamos de negócios.

Com a popularização das redes sociais, muitas empresas passaram a dar bastante atenção para seus posicionamentos nos meios digitais.

Esses novos canais de comunicação abriram diversas janelas de diálogo entre negócios e seus consumidores.

Isso tornou essa comunicação muito mais dinâmica e instantânea. O reflexo disso foi um mercado cada vez mais voltado para o digital.

Sem falar que essas plataformas possibilitaram que uma série de alternativas pudessem começar a ser exploradas. Reduzindo custos e acelerando fluxos, a tecnologia se consolidou como uma força dentro das empresas.

No entanto, esse panorama foi muito acelerado em 2020, quando a pandemia da covid-19 proporcionou pesadas políticas de isolamento social.

Sem a possibilidade de utilizar os espaços físicos, os meios digitais foram a tábua de salvação para muitas empresas e negócios.

Apesar de abrupta, a mudança para os modelos de trabalho a distância foi bem sucedida. Tendo a necessidade urgente como combustível, essa realidade alterou para sempre a maneira como os negócios funcionam.

De tal forma que, mesmo após o controle do vírus, muitas empresas mantiveram aspectos dos modelos de trabalho a distância. O híbrido se tornou tendência.

O motivo é claro. Em tempos de crise, em muitos casos o mundo digital ajudou a reduzir custos e aumentar a eficiência.

Redução de custos e aumento da produtividade

Sem a necessidade de um espaço físico, despesas de locação e serviços de manutenção passaram a ser evitadas.

Esse corte foi fundamental para os gestores conseguirem administrar em meio a maior crise sanitária da nossa história.

Ainda por cima, a produtividade se manteve alta. No conforto de casa, profissionais evitaram desgastes de locomoção e conseguem se manter eficientes dentro de seus próprios lares.

Essas lições foram incorporadas às dinâmicas de trabalho já existentes. O resultado disso foi a popularização da cultura phygital.

Como o phygital pode ajudar na redução de custos nas empresas?

No mercado atual, as empresas estão enfrentando pressões sem precedentes quando se trata de gerenciar despesas. Entender e utilizar o conceito de figital pode ajudar as empresas a lidar com esta questão. 

Esse modelo de trabalho combina processos físicos e digitais para melhorar a experiência do cliente, permite o rastreamento eficiente de equipamentos e inventário e ajuda a minimizar erros humanos. 

Através da incorporação de estratégias figitais bem-sucedidas, as empresas podem otimizar suas despesas operacionais e, ao mesmo tempo, aumentar os níveis de satisfação do cliente. 

Não há uma abordagem única quando se trata de empregar essas táticas, mas com a devida preocupação, as organizações podem encontrar maneiras criativas de reduzir seus custos enquanto ainda oferecem um serviço eficaz.

3 exemplos de como o phygital pode ajudar na redução de custos em empresas

Pensando nisso, vamos listar algumas maneiras que o figital pode ser útil para a redução de custos nas empresas. Confira mais abaixo!

1. Otimização de tempo

Os meios digitais reduzem distâncias com grande facilidade. Muitos processos mecânicos e burocráticos podem utilizar a tecnologia como um mecanismo de agilização dessas etapas.

Evitando a sobrecarga de trabalho, o figital permite que funcionários foquem seus esforços na busca de soluções criativas e deixem mais espaço para cadeias produtivas mais eficientes e inteligentes.

2. Economia de estrutura

Ambientes de trabalho demandam constante manutenção. Serviços de limpeza, segurança e acessibilidade podem significar uma grande despesa na finança de empresas, principalmente quando falamos de pequenos negócios.

Sem falar nos altos custos de aluguel, reposição de móveis e inúmeros outros gastos resultantes da ocupação de espaços físicos.

Modelos híbridos permitem muito mais flexibilidade nessas dinâmicas, permitindo que muitas atividades sejam feitas à distância.

A melhor parte disso é que, além de gerar economia, essa prática pode inclusive aumentar a produtividade dentro de uma empresa.

Portanto, podemos citar a economia de estrutura como uma das principais vantagens do modelo figital para empresas que desejam reduzir custos sem gerar rupturas.

3. Experiência otimizada

Por fim, a otimização da experiência também pode ser muito ampliada pelo figital. Permitindo um atendimento mais ágil, sem perder a essência do olhar humano, esse modelo une o melhor dos dois mundos.

Quem ganha com isso são os clientes e consumidores de um negócio. Ampliando os pontos de contato e enriquecendo o nível dos diálogos, essa abordagem vai ajudar muito na jornada de compra desse público.

Misturando a eficiência da tecnologia com o atendimento empático do ser humano, o phygital é o futuro dos negócios. A tendência é que no futuro não exista sequer uma diferenciação de físico e digital.

Esperamos que ambos coexistam de forma complementar, sempre proporcionando uma melhor experiência para o consumidor.

Esse relacionamento, além de trazer mais clientes, vai evitar uma série de gastos que podem ocorrer quando as empresas não atendem à expectativa de seus consumidores.

Claro que esses são apenas alguns exemplos de como o figital pode ajudar na redução de custos. Se você deseja saber mais sobre o assunto, por que não considerar contratar uma consultoria especializada?

Por isso, fica aqui nosso convite para que você conheça um pouco mais sobre o nosso trabalho. Vai ser um prazer ajudar na saúde financeira de seu negócio!

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Artigo originalmente publicado em https://optimusplus.com.br/figital/