;

Já faz alguns anos, que um dos grandes fenômenos corporativos é a adoção do modelo de terceirização, principalmente no setor de tecnologia. Entretanto, você já parou para pensar nos riscos da terceirização em T.I.?

Muitas empresas se baseiam nos avanços legislativos recentes, que ocorreram para tentar proteger as empresas contratantes de possíveis problemas. Mesmo assim, esse avanço legislativo não pode ser encarado como uma solução definitiva.

Dessa forma, as empresas precisam estar atentas aos riscos da terceirização, principalmente para evitar prejuízos financeiros e operacionais. Assim, no artigo de hoje vamos apresentar quais são os cinco riscos de terceirização em T.I. mais conhecidos.

Afinal, o setor de tecnologia tem crescido exponencialmente nos últimos anos, causando uma busca natural de desenvolvimento por parte das empresas. Então, é normal que cada vez mais empresas busquem a terceirização para conseguir esse passo à frente.

Os avanços digitais praticamente obrigam as empresas a aderirem práticas, por exemplo, o outsourcing de T.I., prática comum hoje em dia. Com isso, se faz necessário conhecer os possíveis gargalos desse tipo de contratação.

5 riscos da terceirização em T.I.

É claro que existem alguns riscos básicos que permeiam todos os modelos de terceirização. Entretanto, podemos citar alguns mais voltados à terceirização em T.I. propriamente dita.

Um ponto importante a se considerar é que o setor é muito volátil. Ou seja, os riscos da terceirização em T.I. são muito evidentes e visíveis.

De maneira geral, podemos citar alguns riscos base visualizados em diversas áreas, como:

  • problemas com encargos trabalhistas;
  • dificuldade de monitoramento dos serviços prestados;
  • conflitos nas decisões de prestação de serviços;
  • ciclo operacional distinto ao aplicado na empresa contratante.

Mesmo assim, os riscos da terceirização em T.I. são mais evidentes em outros pontos, listados abaixo. Dessa forma, saber exatamente como realizar a gestão dessas contratações pode ser uma excelente forma de fugir ou evitar problemas contornáveis.

1. Erro na elaboração do contrato

O principal ponto elencado na lista de riscos da terceirização em T.I. é a dificuldade de montar um bom contrato. Afinal, como definir exatamente o que vai ser realizado em uma área tão ampla como a tecnologia?

Essa dificuldade em entender as áreas do setor de T.I. pode ser determinante para uma elaboração errada no contrato de prestação de serviço. Com isso, diversos são os erros que podem ser cometidos aqui.

Dentre eles, o mais recorrente é o de não prestação dos serviços como o esperado. Afinal, não é difícil realizar uma descrição X de um determinado serviço e, durante a execução, perceber que, na verdade, seria necessário Y.

É por essa dificuldade natural que a Telecomplus trabalha com a gestão de contratos, exatamente prestando auxílio na elaboração de um documento tão importante. Dessa forma, os riscos na terceirização em T.I. começam e às vezes terminam aqui.

Quando o contrato é bem elaborado, bem descrito e bem revisado, existe uma barreira de segurança a mais para assegurar a empresa. Já que, de maneira geral, você tem mais um documento jurídico que é reconhecido como prova das suas solicitações.

2. Dificuldade de atendimento

Nos riscos da terceirização em T.I., não tem como deixar de falar das dificuldades de relacionamento ou atendimento para garantir a exata prestação dos serviços no modelo que está em contrato. Nesse caso, se confundem um pouco com o primeiro tópico citado.

Dessa vez, estamos falando de acompanhar, de perto, a gestão do serviço quando este for o tipo de contrato, ou em casos de contratações individuais se aquele profissional terceirizado está de fato cumprindo o que foi proposto. Ou seja, será mesmo que o atendimento e a execução estão sendo feitos como deveriam?

No mercado de T.I, é comum que muitos ainda estejam se familiarizando com termos, linguagens e conceitos. Por isso, o atendimento é parte primordial para que seu cliente entenda exatamente o que sua empresa tem a oferecer.

É exatamente nessa parte que o atendimento entra como um dos riscos da terceirização em T.I., pois pode barrar uma possível oportunidade de negócio. Assim, a importância de novamente ter uma boa gestão de contratos e assegurar o atendimento correto.

Lembre-se que o atendimento é o contato direto do seu provedor de serviços com a sua empresa. Logo, se sua empresa não é bem atendida, até mesmo a reputação do seu negócio entra em jogo. Por isso, atente-se sempre a mais um dos riscos da terceirização em T.I., principalmente evitando desgastes nesse relacionamento.

3. Ausência da garantia de continuidade

Quando se realiza uma contratação de terceirização, existe todo o cuidado para conseguir gerir os chamados “terceiros”. Isso ocorre principalmente pelo modelo de contrato usado aqui.

Esse tipo de contratação ocorre sem um vínculo específico de trabalho, ou seja, não existe uma garantia total para a contratante do tempo que o profissional passará com a empresa. Dessa forma, acaba sendo um dos riscos da terceirização em T.I. mais preocupantes.

É bem simples entender o motivo. Por exemplo, se você contratou um profissional e entregou nas mãos dele o planejamento de meses para ser feito e, de repente, ele simplesmente deixa sua empresa semanas depois.

Esse tipo de atitude em um momento errado pode prejudicar, e muito, o andamento da empresa como um todo. Afinal, como saber que aquela pessoa não estaria mais por lá? Por esse motivo a preparação de um bom contrato com reposição imediata do profissional contratado é muito importante.

No mercado de T.I. essa movimentação é muito forte, na área de desenvolvimento de programas e aplicativos, já que constantemente estão ocorrendo mudanças de áreas e atuações.

4. Impossibilidade de garantir a capacitação

Sim, se vamos falar de riscos da terceirização em T.I., precisamos falar da dificuldade em garantir a capacitação dos profissionais contratados. Isso ocorre principalmente quando se contrata uma empresa para realizar os serviços.

Ao contratar uma empresa completa, você dificilmente vai ter um parecer completo de todos os profissionais que atuam por lá. Ou seja, acaba sendo uma contratação um pouco às cegas.

Dessa forma, naturalmente podem ocorrer alguns problemas relacionados ao nível de capacitação desses profissionais. Logo, a empresa contratante fica apenas na confiança que o trabalho será bem realizado.

5. Impacto na redução de custos

Quando falamos de riscos na terceirização em T.I. é necessário abordar o tema de redução de custos. Afinal, a terceirização entra diretamente nesse tipo de ação.

Muitas empresas começaram a aderir a terceirização como uma forma de reduzir seus custos em geral. Entretanto, se ocorrem problemas com o serviço prestado, esse efeito é o oposto do esperado.

As chances de ser preciso uma reformulação e um investidor posterior para consertar os problemas causados é alto. Por isso, é cada vez mais necessário ter consultorias e aconselhamentos de profissionais da área.

Por conta disso, está na nossa lista de riscos da terceirização em T.I.

Você pode saber mais sobre riscos da terceirização em T.I. e outros assuntos da área de T.I. no nosso blog, ou falar diretamente conosco para tirar dúvidas e dar sugestões.