Reduzir custos pode ser fundamental para a empresa enfrentar a crise de abastecimento imposta pela pandemia de covid-19
A pandemia ocasionada pela covid-19, iniciada em 2020, ainda traz impactos profundos para os empreendedores.
Mesmo dois anos após as medidas de isolamento social, a pandemia é sentida na economia.
E agora com a pós-pandemia, é importante que os empresários tentem sair da crise do abastecimento que se impõe atualmente.
Esta é a temática deste artigo e espero contribuir para as suas tomadas de decisões.
Cenário da crise do abastecimento
O empresário sente que a busca pela matéria-prima do seu produto acaba sendo de difícil aquisição, visto que é impossível encontrá-la no mercado.
A falta de insumos tem como causa a pandemia da covid-19, afetando o preço dos combustíveis, dificuldade de viagens e o período de quarentena.
Os países estão recuperando a sua produção anterior à pandemia. Porém é complicado retornar sem passar pela escassez dos produtos e, consequentemente, pela alta dos preços dessas matérias-primas.
Além disso, as secas que atingiram a Ásia, o período de estiagem no Brasil e a guerra entre Rússia e Ucrânia também tiveram impactos que prejudicam o abastecimento.
Segundo uma matéria divulgada pela Exame, a América Latina pode ser o local ideal para os investimentos, diminuindo a crise de abastecimento de negócios localizados em outros continentes.
De acordo com Mauricio Claver-Carone, presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), “a América Latina e o Caribe podem ser uma solução para esses problemas de abastecimento, seja de manufatura na Ásia ou de alimentos e energia na Europa”.
Além disso, o Banco Mundial avalia que a guerra na Ucrânia vai contribuir para o aumento de preços de itens que vão do trigo até o algodão, incluindo o gás natural.
Também é afirmado que “os preços da energia devem subir mais de 50%, impactando tanto as contas de residências como as de empresas”.
Já na crise alimentar global, os produtos que aumentaram o preço foram o trigo, milho, carne, óleos e fertilizantes.
Como a Telecomplus pode ajudar a sua empresa?
As empresas precisaram atuar com estratégia para conquistar mais clientes e o mercado do qual fazem parte.
Para isso, é necessário contar com a ajuda da Telecomplus na redução de custos em T.I. e telecomunicações.
Afinal, todo corte de gastos poderá auxiliar em investimentos em outras áreas da empresa, ajudando-a a se recuperar da crise de abastecimento.
Já foram economizados R$ 91 milhões por intermédio da nossa gestão de contratos, 71 empresas que economizaram e continuam economizando e 18 anos reduzindo custos em T.I. e telecomunicações.
O nosso diferencial é oferecer a gestão contínua dos gastos em telecom durante o contrato, sem qualquer custo e incorporada na oferta de sourcing.
Solicite um quick assessment sem compromisso e tenha acesso às oportunidades de redução e ressarcimento de custos em toda cadeia de consumo de T.I e telecom.
Fabio Furlan é Fundador e Diretor na Telecomplus.