;

O bom gerenciamento dos recursos de uma empresa demanda a compreensão dos tipos de custo que envolvem sua operação.

Reduzir gastos desnecessários é uma habilidade fundamental para que gestores consigam ter mais segurança e tranquilidade em seus planejamentos administrativos. Para isso, muitas vezes um olhar especializado vai fazer toda diferença nessa análise.

Essa visão mais ampla vai ajudar na identificação de oportunidades e solução de alguns problemas  em todas as etapas operacionais de uma análise consultiva para uma determinada empresa, permitindo uma maior compreensão das despesas que fazem parte do mês.

Saber quais são os tipos de custo que podem ser controlados por uma organização é muito importante para uma contenção mais consciente e coerente. A boa notícia é que é possível fazer essa economia sem perder a qualidade nos serviços oferecidos.

O gerenciamento desses gastos pode ser refletido em um processo organizacional mais enxuto e dinâmico. Como resultado disso, a eficiência operacional de uma empresa pode se tornar muito maior a médio e longo prazo.

Essa diferença pode ficar ainda mais evidente quando colocarmos na ponta do lápis a grande economia que esse gerenciamento mais consciente pode gerar nos setores financeiros de uma organização.

O que é um processo de redução de custos?

Em resumo, um processo de redução de custos acontece quando uma empresa ou qualquer outra organização administrativa decide reavaliar a utilização de seu orçamento.

Estabelecendo prioridades, alternativas e soluções criativas, essa prática ajuda na otimização dos produtos/serviços prestados por uma empresa. Aliando economia com eficiência, as técnicas de controle financeiro são fundamentais para o sucesso no mercado moderno.

Afinal de contas, o funcionamento de uma empresa é algo bem complexo. Diversas disciplinas e especializações são necessárias para um melhor desempenho das diversas etapas na produção de produtos e serviços.

Sem falar nas questões fiscais e tributárias que também demandam uma expertise profissional em seu gerenciamento. Portanto, sabemos que o processo administrativo é uma tarefa multidisciplinar.

Ou seja, os custos são elementos naturais e necessários para que as operações de uma empresa sigam rodando. No entanto, é possível identificar melhor esses gastos e fazer planejamentos mais conscientes para cada uma dessas categorias de despesa específicas.

3 tipos de custo que você precisa gerenciar em sua empresa

Por isso, podemos mencionar os tipos de custo necessários para gerenciar em sua empresa. Tomando como guia alguns conceitos básicos de contabilidade, vamos detalhar algumas categorias de gastos que podem ser passíveis de oportunidades de redução.

A identificação é sempre o primeiro passo para a solução de um problema. Confira mais logo abaixo!

1. Custos diretos

Primeiramente, existem os custos diretos. Ou seja, esses valores são referentes a produção dos produtos e serviços oferecidos por uma empresa. 

Essas despesas operacionais abrangem todas as etapas de uma linha de produção, desde o planejamento da ocupação das linhas, da carga horária para uso em cada produtos, a cotação e a aquisição de matérias-primas, produção e armazenamento do produto acabado, até o pagamento de todas as despesas dessa cadeia, incluindo a mão de obra responsável pelo seu manuseio.

Esses tipos de custo podem ser reduzidos através de pesquisa, inovação e criatividade. Para isso, é preciso entender cada etapa dessa jornada produtiva e identificar onde a economia pode ser feita. Muitas vezes, simples ajustes fazem toda a diferença.

Para começar, considere uma revisão completa de todas as despesas operacionais. Monitorar regularmente os processos de trabalho é fundamental para buscar maneiras de reduzir os gastos sem comprometer a qualidade do serviço. 

Normalmente essas são atividades regulares dentro dos projetos de PRC (programas de redução de custos) em suplly chain, porém um olhar externo pode contribuir para esses processos.

Também pode valer a pena considerar a eficiência dos seus equipamentos atuais e se perguntar se tecnologias ou práticas mais novas podem oferecer economia de custos. 

Os processos de transformação digital oferecem uma excelente oportunidade para a modernização e a redução de gastos, embora possam envolver investimentos iniciais

Além disso, terceirizar certas tarefas para profissionais qualificados pode ajudar a aliviar a  sobrecarga em sua equipe, proporcionando benefícios econômicos. Sem falar no melhor gerenciamento de tempo que essa prática proporciona.

Por fim, negociar melhores taxas com fornecedores, distribuidores e outros parceiros muitas vezes produzem resultados surpreendentes se feito de maneira estratégica. 

Com essas medidas, os custos diretos podem ser reduzidos, trazendo melhores resultados para sua empresa.

2. Custos indiretos

Em contrapartida, os custos indiretos se referem aos gastos que não envolvem a oferta direta de produtos e serviços, mas boa parte deles está relacionada aos produtos e serviços oferecidos

Na verdade, essa categoria engloba uma série de despesas necessárias para a produção mencionada anteriormente com embalagens e equipamentos envolvidos na produção (etiquetas, porta-pallets, empilhadeiras, por exemplo), necessários no fluxo de produção de uma empresa, no caso da indústria.

Contas de luz, energia elétrica, água e até mesmo serviços de vigilância, portaria e limpeza entram nessa equação, além de etiquetas, filmes plásticos para preparação de conjuntos ou armazenamento de produtos. Portanto, por mais que sejam gastos indiretos, muitas vezes eles são vitais para o bom funcionamento de uma organização empresarial.

Felizmente, esses tipos de custos também podem ser reduzidos, se gerenciados de maneira minuciosa a partir da análise detalhada dessas despesas.

Uma boa solução para isso é a contratação de uma consultoria especializada para fazer esses diagnósticos e entregar as reduções das oportunidades identificadas como passiveis de serem reduzidas, que sejam remuneradas pela efetiva redução de custos entregue. Além disso, soluções tecnológicas podem ajudar bastante na economia e no gerenciamento dos custos de eletricidade. Se esse for o caso, até mesmo uma maior conscientização do uso desses recursos por parte dos funcionários pode ser uma boa prática.

Contudo, é sempre bom lembrar que a redução de custos não deve nunca pôr em risco o conforto, a segurança e os direitos dos trabalhadores de uma empresa. Um bom ambiente de trabalho é fundamental para a produtividade dos colaboradores em qualquer setor do mercado.

3. Custos fixos

Por fim, o último item da nossa lista é representado pelos custos fixos. Essas despesas correspondem a valores pré-definidos que serão cobrados em determinado período. Na maioria das vezes, mensalmente.

Essa categoria passa pelo aluguel de escritórios ou imóveis, salário dos funcionários e despesas fiscais e tributárias. 

Muitas vezes, esses tipos de custo são obrigações primárias de uma empresa e precisam ser reduzidos para uma operação mais tranquila e segura. Principalmente em tempos de incerteza e instabilidade econômica.

Existem vários métodos que podem ser utilizados para a redução de custos fixos. Por exemplo, a renegociação de alguns contratos é uma opção que pode diminuir as despesas mensais e de longo prazo. 

Além disso, a tecnologia permitiu que as empresas pudessem reavaliar a real necessidade de estruturas físicas. O trabalho online pode ser uma boa solução para gastos de aluguel, que podem pesar bastante no final do mês.

Outra alternativa interessante é terceirizar tarefas caras como suporte de T.I. ou projetos de marketing. Isso irá liberar recursos adicionais para que você possa concentrar seus esforços em áreas mais críticas do negócio. 

Por fim, um serviço de compliance pode ajudar no melhor controle das questões legais, tributárias e fiscais. Oferecendo mais segurança jurídica, esse serviço pode fazer diferença na redução de gastos em uma empresa.

Lembrando que esse artigo é apenas um breve resumo sobre como a redução de gastos pode ser feita. Esses tipos de custo, se analisados de maneira correta, podem ser gerenciados de forma profissional e objetiva. Esperamos que esse artigo tenha sido útil para sua pesquisa!

Considere contratar um serviço de consultoria especializada

Compreender os diversos tipos de custo e suas origens é fundamental para que empresários e executivos  consigam ter uma visão mais ampla de seus negócios. No entanto, essa análise se torna muito mais ágil e eficiente com o auxílio de profissionais extremamente capacitados no mercado.

Trabalhando em conjunto com uma consultoria de qualidade, empresas podem reduzir gastos e otimizar seus processos. Aumentando a economia, eficiência e acima de tudo a competitividade.

Por isso, fica aqui nosso convite para você conhecer um pouco mais sobre nossa empresa. Siga lendo os parágrafos abaixo para saber mais!

Conheça a OptimusPlus!

Quer implementar todas essas melhorias em seu negócio, com um planejamento personalizado e tendo o menor custo possível? Então você precisa conhecer a OptimusPlus.

A Optimusplus é a sua especialista em otimização de resultados (financeiros e de produtividade/eficiência). 

Essa missão está presente nos itens de seu portfólio de serviços:

  • redução de custos – strategic sourcing em T.I, telecom e demais aquisições de serviços e materiais indiretos;
  • cloud sourcing – uma alternativa de contratação que possibilita alta flexibilidade na implantação de projetos de strategic sourcing (ou optar por contratar apenas módulos específicos de nosso processo), ideal para gestão de categorias do long tail;
  • otimização de processos – BPMM, desenhos “as is” e “to be’”, maturidade de processos, definições de habilitadores do novo modelo, planejamento de execução e implantação, definição dos indicadores para monitoramento de melhoria contínua;
  • planejamento financeiro – processo e solução sistêmica (cloud) de FP&A (planejamento financeiro e análises), complementar a todos os ERPs de mercado e com várias funcionalidades. Solução bastante flexível e robusta.

Em mais de 18 anos, já auxiliamos quase 200 empresas a encontrarem valores menores do que o inicialmente planejados para seus orçamentos anuais e/ou despesas indiretas, resultando em mais de R $160 milhões economizados.

Nossa proposta de valor foca na obtenção de resultados para o negócio, aliando processos otimizados/metodologia e soluções tecnológicas específicas.

Somos o parceiro ideal para apoiá-lo na identificação e transformação de oportunidades no seu negócio para que as soluções encontradas e refletidas nas melhorias propostas se perpetuem, e que naturalmente ele adquira maior relevância em seu mercado.

Nosso compromisso é gerar valor para o seu negócio, e nossa especialidade é identificar oportunidades e materializá-las.

Descubra como ajudamos as empresas a se modernizar e economizar.

Artigo originalmente publicado em 3 tipos de custo que você precisa gerenciar em sua empresa