Custos operacionais são passivos necessários para que uma empresa funcione de maneira ordenada. No entanto, esses gastos podem ser diminuídos.
Despesas são parte da vida de toda empresa. Afinal, cadeias produtivas demandam uma série de gastos e investimentos financeiros para serem rentáveis e bem sucedidas.
Sejam eles oriundos de recursos humanos, serviços, despesas estruturais e até mesmo questões tributárias e fiscais, esses custos muitas vezes são indispensáveis.
Entretanto, esses valores podem acabar sendo inflados por equívocos administrativos e gerenciais.
Isso é normal, empresas são organizações complexas que demandam atenção multidisciplinar. Certamente, deslizes e excessos podem ser cometidos ao longo das diversas etapas produtivas que cercam produtos e serviços.
O problema é que o acúmulo desses gastos extras podem gerar uma despesa pesada no final do mês, asfixiando e dificultando o crescimento organizacional.
Felizmente, esses cursos operacionais podem ser controlados de maneira muito mais consciente quando gerenciados por profissionais capacitados.
Pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença nessa equação. Continue lendo para entender mais sobre essa conversa.
O que são custos operacionais?
Os custos operacionais correspondem aos gastos fixos necessários para que os negócios ofereçam seus produtos e serviços da maneira mais adequada possível.
Esses passivos são essenciais para empresas de todos os tamanhos, pois elas ajudam a cobrir as despesas que vêm com as operações do dia a dia.
Cada negócio tem seus próprios custos operacionais, já que vários fatores entram em jogo ao determinar o que precisa ser coberto. Portanto, essa conta varia bastante de um caso para outro.
Estes gastos podem incluir despesas operacionais relacionadas:
- aos salários dos funcionários;
- aos serviços públicos;
- aos materiais de escritório;
- aos seguros,
- às taxas de transporte;
- entre outras coisas.
Além disso, questões fiscais, legais e tributárias também se somam a essa lista de despesas, que permitem a lisura no funcionamento de empresas e organizações de todos os portes.
Por isso, cada despesa deve ser identificada dentro do orçamento de uma empresa de forma precisa para que os responsáveis entendam sua situação financeira individual e decidam quais aspectos devem receber financiamento.
Os custos operacionais podem variar muito de uma empresa para outra, mas ter um controle forte sobre esses gastos é vital para manter qualquer negócio bem-sucedido.
Por que é importante reduzir custos operacionais?
A redução dos custos operacionais é um exercício fundamental para qualquer negócio que deseja se manter atualizado, eficiente e moderno.
Propondo a busca de novas soluções criativas para cada etapa da jornada produtiva, essa análise interna é um convite para a inovação e o diálogo entre uma empresa e seus colaboradores.
Sem falar que, esse processo também pode trazer impactos positivos na vida do consumidor. Com custos indiretos mais baixos, as empresas podem fornecer preços mais baixos aos clientes enquanto ainda ganham margens de lucro estáveis.
Isto permite que todos permaneçam competitivos no mercado, resultando em mais empregos e uma economia mais aquecida.
Além disso, a redução dos custos operacionais assegura que as organizações tenham mais recursos à sua disposição para investimentos em iniciativas de crescimento e atividades de construção de ativos.
Mais do que apenas cortar gastos, reduzir os custos operacionais significa ter maior controle dos recursos disponíveis para o desenvolvimento de produtos e serviços de qualidade.
É possível reduzir custos operacionais sem perder qualidade nos serviços?
Reduzir custos operacionais sem sacrificar a qualidade dos serviços é possível, embora exija dedicação e um plano bem pensado.
No entanto, empresas em desenvolvimento podem achar as iniciativas de redução de custos atraentes e altamente benéficas, pois as despesas podem se somar rapidamente e afetar o resultado.
Os empresários podem começar conduzindo uma auditoria de seus processos atuais para determinar quais áreas são mais caras do que deveriam ser reanalisadas.
Em seguida, é importante definir estratégias sobre como reduzir esses custos enquanto ainda fornecem um nível de serviço desejável aos clientes.
Construir relacionamentos sustentáveis com fornecedores, eliminando quaisquer despesas desnecessárias, procurando terceirizar serviços específicos também pode ser parte do processo.
Estes são métodos comprovados e têm funcionado para muitas empresas. Um consultor empresarial experiente também pode ser benéfico a este respeito.
Afinal, eles possuem o conhecimento e a experiência necessários para identificar áreas que precisam ser melhoradas e que podem ter sido negligenciadas anteriormente.
Independente do curso que você tome, o objetivo deve sempre permanecer focado em economizar dinheiro sem comprometer a qualidade da prestação de serviços.
Como reduzir custos operacionais?
Portanto, reduzir custos operacionais é algo de muita importância para empreendedores no mercado moderno.
Essa prática se faz ainda mais necessária em um cenário de intensa incerteza econômica e competitividade no mercado. Por isso, preparamos algumas dicas para ajudar nessa jornada. Confira mais abaixo!
1. Identificação de problemas
Primeiramente, é preciso fazer uma análise minuciosa em todas as etapas de uma cadeia produtiva de uma empresa. Conhecer a fundo um negócio é fundamental para um planejamento estratégico mais embasado e coerente.
Comece identificando quais áreas do orçamento podem ser cortadas sem sacrificar a qualidade do serviço.
É sempre importante lembrar que cortes não planejados podem afetar toda uma linha de produção e até mesmo causar processos de ruptura. A pesquisa e o bom senso devem sempre acompanhar esse tipo de decisão.
2. Abra as portas para a criatividade
Reduzir os custos operacionais pode ser uma excelente oportunidade para a inserção de ideias criativas dentro das empresas.
Essa capacidade pode melhorar a eficiência de um negócio e utilizar alternativas criativas aos serviços ou fornecedores tradicionais, possibilitando o aumento da produtividade e o corte de gastos excessivos.
3. Invista em tecnologia
Aliás, o investimento em tecnologia pode ser uma excelente maneira de reduzir custos em uma empresa.
Agilizando processos e aumentando a eficiência, esse tipo de auxílio pode otimizar bastante o trabalho de negócios de todos os portes.
Ainda mais em tempos de inteligência artificial, onde essas ferramentas cada vez mais servem como um instrumento complementar para o olhar e mão de obra humana.
Outra opção interessante consiste em avaliar quaisquer taxas adicionais associadas ao uso da tecnologia, tais como hospedagem e manutenção de software, para garantir que você não esteja gastando demais nesses recursos digitais.
4. Procure parcerias de valor
Por fim, não subestime o poder das parcerias estratégicas. Às vezes, a colaboração com outra empresa em custos de publicidade ou canais de distribuição pode ajudar a reduzir as despesas gerais para ambas as partes.
Manter a prestação de serviços de alto nível enquanto se gerencia cuidadosamente os recursos, ajudará a aumentar o moral e manter seus clientes satisfeitos ao mesmo tempo.
A colaboração também se faz fundamental para quem deseja oferecer um serviço diferenciado e moderno, baseado em ótimas experiências de serviço.
5. Contrate uma consultoria especializada
Por fim, nossa última dica pode fazer toda a diferença vida financeira de sua empresa. Como sempre, o melhor acaba ficando para o final.
Nossa recomendação final é que você considere contratar uma consultoria especializada para ajudar a reduzir custos operacionais dentro de sua empresa.
Com uma abordagem especializada, esse processo pode acontecer com muito mais eficiência e agilidade.
Cortando gastos desnecessários, aumentando a produtividade e alinhando as políticas de compliance de empresas, serviços de consultoria especializada podem ser um grande investimento a longo prazo.
Por isso, fica aqui nosso convite para que você considere conhecer um pouco mais do nosso trabalho. Temos certeza que podemos ajudar seu negócio, venha ser nosso parceiro!
Obrigado por ter chegado até aqui, siga mais abaixo caso queira entrar em contato conosco!
Conheça a OptimusPlus!
Quer implementar todas essas melhorias em seu negócio, com um planejamento personalizado e tendo o menor custo possível? Então você precisa conhecer a OptimusPlus.
A OptimusPlus é a sua especialista em otimização de resultados (financeiros e de produtividade/eficiência).
Essa missão está presente nos itens de seu portfólio de serviços:
- redução de custos – strategic sourcing em diversas categorias de T.I., telecom e demais aquisições de serviços e materiais indiretos (exceto transportes);
- cloud sourcing – uma alternativa de contratação que possibilita alta flexibilidade na implantação de projetos de strategic sourcing (ou optar por contratar apenas módulos específicos de nosso processo), ideal para gestão de categorias do long tail;
- otimização de processos – BPMM, desenhos “as is” e “to be’”, maturidade de processos, definições de habilitadores do novo modelo, planejamento de execução e implantação, definição dos indicadores para monitoramento de melhoria contínua;
- planejamento financeiro – processo e solução sistêmica (cloud) de FP&A (planejamento financeiro e análises), complementar a todos os ERPs de mercado e com várias funcionalidades. Solução bastante flexível e robusta.
Em mais de 18 anos, já auxiliamos quase 200 empresas a encontrarem valores menores do que o inicialmente planejados para seus investimentos e/ou despesas indiretas, resultando em mais de R$160 milhões economizados.
Nossa proposta de valor foca na obtenção de resultados para o negócio, aliando processos otimizados/metodologia a soluções tecnológicas específicas.
Somos o parceiro ideal para apoiá-lo(s) na construção de um negócio saudável, próspero e que se perpetue, e que naturalmente adquira maior relevância em seu mercado.
Nosso compromisso é gerar valor para o seu negócio, e nossa especialidade é identificar oportunidades e materializá-las.
Descubra como ajudamos as empresas a se modernizarem e economizarem.
Entre em contato para encontrar as melhores soluções financeiras para seu negócio!
Artigo originalmente publicado em https://optimusplus.com.br/custos-operacionais/
Fabio Furlan é Fundador e Diretor na Telecomplus.