Metaverso é a transformação que afetará a sua empresa bem antes que você imagina.
Prepare-se, o mundo que conhecemos hoje deixará de existir.
Você se lembra quando começou a internet? Algumas pessoas disseram: jamais comprarei pela internet, isso não é seguro, como vou comprar um produto sem ver? Hoje, essas mesmas pessoas só compram pela internet.
Consegue imaginar um mundo sem internet? Para a maioria das pessoas isso é impossível, pois todos os negócios, contatos, bancos e até médicos estão na internet. Você não consegue resolver um problema com os órgãos públicos se não fizer agendamento on-line.
Estamos prestes a passar por isso de novo. Dessa vez, nós vamos para o metaverso.
Mas o que é isso? Como entro nesse universo? E por que investir no metaverso? Isso é o que consideraremos nesse artigo.
O que é o metaverso
Observe a definição segundo a Wikipédia:
“Metaverso é a terminologia utilizada para indicar um tipo de mundo virtual que tenta replicar a realidade através de dispositivos digitais. É um espaço coletivo e virtual compartilhado, constituído pela soma de ‘realidade virtual’, ‘realidade aumentada’ e ‘Internet’.”
Esse termo foi citado pela primeira vez em uma obra de ficção científica chamada “Nevasca” (Snow Crash), de Neal Stephenson, lançada em 1992. Recentemente ficou popular após Mark Zuckerberg mudar o nome do Facebook para Meta.
Veja como ele definiu:
“O ‘metaverso’ é um conjunto de espaços virtuais onde você pode criar e explorar com outras pessoas que não estão no mesmo espaço físico que você. Você poderá sair com amigos, trabalhar, brincar, aprender, fazer compras, criar e muito mais.”
Atualmente, quando ouvimos o termo, o que deve vir à nossa mente? Adolescentes jogando com óculos de realidade virtual? O filme Matrix? Ou Jogador N° 1 de Steven Spielberg?
Não, a partir de agora, esse termo não se refere apenas a brincadeiras e diversão. É uma nova forma de fazer negócios e sua empresa não pode ignorar.
Para embasar o assunto, faço questão de compartilhar com vocês o que tenho visto na mídia. São notícias atuais e muito relevantes ao assunto.
Metaverso e a minha empresa
A CNN Brasil publicou o artigo “Entenda por que grandes empresas estão apostando tanto no metaverso”, que diz:
“Um número crescente de grandes empresas têm visto no metaverso uma oportunidade de se aproximar do público-alvo, aumentar receitas e posicionar a marca como inovadora.”
Grandes empresas de tecnologias como Epic Games, Microsoft e Roblox já estão avançando para esse universo. Isso não é apenas uma sondagem de mercado, é real e já está acontecendo.
Observe essa matéria publicada pela Exame sobre a Microsoft “O que a aquisição da Blizzard pela Microsoft significa para o metaverso”:
“Compra de 70 bilhões de dólares torna a Microsoft a terceira maior empresa de jogos do mundo em receita, mas o foco está no metaverso. Com aquisição da Microsoft, metaverso se afasta dos óculos e se aproxima de celulares, PCs e consoles.”
Enquanto a Meta torna os usuários dependentes dos seus óculos de realidade aumentada, a Microsoft abre as portas de acesso para os dispositivos comuns.
A Microsoft está desenvolvendo o Mesh for Microsoft Teams, que permite a presença e experiências compartilhadas de qualquer lugar, em qualquer dispositivo, de aplicativos de realidade mista, usando avatar, holograma e projeto em 3D.
Por que essa realidade aumentada é uma oportunidade para a sua empresa?
Muitos o enxergam como “um paraíso digital capitalista”. Já é comum a compra e vendas de bens nos jogos, com o metaverso, a compra de ativos digitais vai aumentar.
Essas grandes empresas de tecnologia estão desenvolvendo plataformas que irão possibilitar empresas menores de desenvolver e comercializar seus produtos no metaverso.
Sua empresa está pronta?
Metaverso, como entrar
Estamos observando o movimento conjunto para dar suporte a esse universo, tudo está caminhando para essa direção. Se antes a gente ouvia que as empresas precisam estar na internet, a partir de agora vamos ouvir que as empresas devem estar nessa realidade aumentada.
Segundo a visão do Bill Gates, publicada no IstoéDinheiro, em três anos as reuniões corporativas acontecerão no metaverso:
“Nos próximos dois ou três anos, prevejo que a maioria das reuniões virtuais se moverá das imagens de câmeras 2D para o Metaverso, um espaço 3D com avatares digitais. Segundo ele, a adaptação do universo digital, com as pessoas usando óculos de realidade virtual e luvas de captura de movimentos, deverá proporcionar ao Metaverso uma forma nova de se socializar em comunidade”.
Consegue imaginar a sua empresa perder um grande negócio porque não tem as ferramentas necessárias para participar da reunião com o cliente?
Isso mesmo, para entrar nessa nova realidade é necessário ter as ferramentas que suportam essa estrutura. Por isso, falamos tanto no nosso blog sobre a importância em investir em tecnologia.
Muitos passos podem ser dados por sua empresa, leia mais sobre isso nos vários artigos que publicamos aqui, como a importância da transformação digital e como o 5G irá transformar a forma das empresas fazerem negócios.
Estude, pesquise, acompanhe o que as grandes corporações estão fazendo. Tudo é muito novo ainda, as coisas estão sendo desenvolvidas simultaneamente, então o aprendizado é gradual.
Mas comece agora, isso vai ser o seu diferencial e vai te gerar grandes lucros.
Por que investir no metaverso?
A InfoMoney publicou “The Sandbox (SAND): o que esperar do metaverso e da criptomoeda que explodiu 387% em novembro”. Aponta o quanto as empresas estão correndo atrás do metaverso visando lucros.
Alguns investidores não se importam muito com a tecnologia dos jogos, mas estão atraindo capital pelas parcerias com as marcas. É possível vender e comercializar, os jogos são como porta de entrada nesse universo.
Observe este artigo publicado pela Forbes “Conheça 10 marcas que já atuam no metaverso”.
Cada vez mais empresas estão investindo em ações e interações em plataformas e universos virtuais. Grandes marcas como Nike, Ralph Lauren, Gucci estão comercializando produtos nessas plataformas.
Por que estamos citando todas essas gigantes corporativas?
Você pode pensar “minha empresa não tem porte para isso”.
Entretanto, quando observamos um esforço conjunto na mesma direção, é sinal que o mercado é promissor. Portanto, vale a pena estar atento a essas oportunidades.
Não fique de fora, se informe sobre o assunto, organize sua empresa investir em tecnologia e, futuramente, entrar nesse universo digital.
A Telecomplus pode te ajudar a investir em tecnologia sem gastar mais do que o necessário e sem impactar suas operações diárias.
Somos especializados na redução de custos da área de telecomunicações e T.I.
Solicite um quick assessment com nossa equipe, podemos apontar algumas oportunidades para investimento no metaverso ou na redução de custos para sua empresa.
Fabio Furlan é Fundador e Diretor na Telecomplus.