Nos últimos anos as empresas BPO superaram 237 bilhões de dólares. Saiba como implementar esse sistema no seu negócio.
Entrar de cabeça nos negócios envolve situações que, em especial para os responsáveis pela direção e gestão, são caminhos perigosos, em que qualquer deslize pode resultar em um grande estrago.
Eles têm que escolher, entre muitas opções que surgem, a melhor maneira de fazer as coisas acontecerem.
Em outras palavras, eles precisam se preocupar com os processos e protocolos que devem ser seguidos e realizados. Tudo isso dentro do prazo e orçamento definidos para as tarefas em questão.
O mercado da atualidade exige que as empresas sejam muito fora da curva em assuntos como gestão. Para estes casos, terceirizar setores da companhia pode ser a chave do sucesso para resolver problemas de desempenho nas mais diversas áreas do negócio.
O que é BPO?
A sigla denomina “Business Process Outsorcing”. Esse termo caracteriza justamente a entrega de parte das atividades de uma empresa para outra, desde tarefas administrativas até financeiras e afins.
Desta forma, você consegue unir forças com outra empresa, especializada em determinados segmentos e com profissionais aptos para resolver as questões que esta área pede em específico.
Assim, você obtém um aumento na produtividade de sua equipe, mesmo que tenha um grupo menor de colaboradores.
O BPO surge como uma terceirização bem mais aprofundada, pois diferente do citado, este processo assume por completo todas as atividades, obrigações e entrega de resultados que aquele setor solicitado possui.
Além de tudo, este modelo também se adapta inteiramente às necessidades do cliente que a busca, seja em procedimentos, tecnologias, conhecimentos, prazos, etc.
Sabia que o celular corporativo é um equipamento indispensável para a produção empresarial? Descubra 3 benefícios do celular corporativo.
Como o BPO é aplicado?
Em suma, o BPO tem o objetivo de otimizar as áreas em que este sistema é aplicado. Desta maneira, ele consegue entregar resultados mais consistentes aos clientes.
Vamos ver algumas áreas em que o BPO pode ser aplicado com este objetivo de otimização e alavancamento de resultados.
- Financeiro: evita burocracias desnecessárias, minimizando possíveis erros existentes nos cálculos da empresa e se responsabilizando integralmente pela gestão contábil e fiscal.
- Recursos Humanos: o BPO lida com os processos de documentação, carreira e até recrutamento e seleção de equipe. Desta forma, quem o contrata economiza custos por não precisar contratar um time de profissionais especializados nas tarefas burocráticas e específicas que o setor exige.
- T.I.: por ser uma área de nível técnico extremamente elevado, o BPO age entregando uma gestão com mais eficácia, garantindo uma maior segurança para os servidores que a empresa possui e um suporte especializado, responsável por manutenções, reparos e demais necessidades.
- Comercial: Com o BPO sendo encarregado por essa área, sua empresa consegue resultados melhores na busca por oportunidades de novos negócios, bem como uma maior eficiência em fechá-los. Desta maneira, o BPO pode ajudar no encurtamento do caminho do sucesso para a sua empresa oferecer seus produtos e serviços.
BPO e redução de custos: os grandes aliados do seu negócio
Sabemos bem como a questão financeira leva negócios do sucesso à ruína em questão de tempo.
Altos custos de manutenção e funcionários, bem como o manejamento financeiro errado dos fundos da empresa, leva a cada dia mais e mais empreendimentos a fecharem as suas portas.
Grande parte disso se dá pelo fato das empresas terem uma dificuldade extrema em identificar os seus gastos secundários, especialmente quando os seus colaboradores são sobrecarregados pela quantidade de demandas que esses setores por si só já possuem.
Quando o BPO é aplicado neste segmento, é feita uma análise criteriosa e técnica de tudo que envolve os ganhos e custos da empresa. A partir disto, são criadas estratégias e ações que promovem a redução dos custos, fazendo que os investimentos em questão sejam muito mais objetivos.
Além disso, o trabalho é feito com um domínio bem maior, algo que é obrigatório e que a área financeira exige.
As principais vantagens que o BPO traz para a sua empresa
Aplicar o BPO na sua organização traz uma série de benefícios para o negócio. Os processos conseguem ser mais assertivos independente da área, conseguindo resultados mais rápidos e eficazes.
Veja aqui algumas vantagens.
- Maiores números de produtividade: quando o BPO é aplicado para liberar processos burocráticos, as áreas da empresa se tornam mais livres, justamente por conta do fim das atividades secundárias, que acabavam sobrecarregando os funcionários por trás dessas tarefas.
- Conhecimentos específicos e técnicos: implementar o BPO significa que uma equipe de profissionais qualificados estará por trás dos processos solicitados, com conhecimentos técnicos e experiência para executar os mais diversos trabalhos.
- Uma visão mais estratégica de mercado: por conta da alta demanda, muitas empresas não conseguem ter tempo para identificar possibilidades para crescer e aplicar as estratégias necessárias para isso. Com o BPO, a equipe por trás fornece os dados e informações de mercado.
O BPO é extremamente vantajoso para qualquer negócio, pois ele oferece um maior aperfeiçoamento e gestão técnica para as mais diversas atividades da empresa.
Além disso, o BPO também consiste em melhores estratégias de gestão de pessoas, fazendo com que a empresa foque em suas principais atividades.
Conheça a Telecomplus, a sua especialista em redução de custos para T.I. e Telecom. Saiba já as soluções que ajudaram mais de 70 empresas a economizar R$ 91 milhões.
Artigo originalmente publicado em Saiba o que é BPO e como revolucionar sua empresa.
Fabio Furlan é Fundador e Diretor na Telecomplus.