Aumentar a competitividade de contratos globais pode ajudar a sua empresa a reduzir custos em T.I. e telecomunicações
Ao adotar o modelo de contratos globais, muitas empresas precisam enfrentar os obstáculos com a dificuldade de redução de custos.
Para isso, este artigo irá abordar a principal dificuldade desse modelo de contratos globais e oferecer uma solução para o problema. Continue a leitura.
Problemas nos contratos globais
Os contratos globais garantem a performance técnica necessária, principalmente quando estão aliados com a gestão de infraestrutura, conectividade e segurança dos dados.
Assim, há os SLAs (Service Level Agreement), que traduzido para o português fica “acordo de nível de serviço”. Eles podem ser homogêneos, controle de inventários e gastos e monitoramento especializado para a otimização de disponibilidade.
O SLA que norteia o contrato de serviços de T.I. É nesse documento que estão os serviços esperados do fornecedor, contendo metas, prazos, serviços, suporte, termos de compromisso e métricas.
No entanto, esse modelo de contrato global pode apresentar vários obstáculos.
O principal deles é o custo superior à média do mercado por causa do modelo de outsourcing. Isso impacta em outros fatores como os custos com conectividade, por exemplo.
Leia mais sobre o assunto no artigo Como ser protagonista na Gestão de Custos e Despesas de T.I.?
Como solucionar o problema com contratos globais?
Para resolver esse problema de aumento de custos por causa do modelo outsourcing, é necessário adotar o modelo de aquisição overlay e underlay.
Mas antes de explicar sobre esse modelo, precisamos compreender o que é outsourcing.
O outsourcing de T.I. está ligado à ideia de terceirização. Ou seja, são diversos serviços ligados com tecnologias, softwares e sistemas, que estão relacionados com a empresa, mas não necessariamente é contratada por ela.
Dessa maneira, o outsourcing traz medidas e práticas específicas que afetam diretamente a empresa, a sua cultura e resultados.
As principais vantagens são:
- redução de custos;
- capacitação;
- ganho de eficiência e otimização.
Para saber mais sobre o assunto, sugiro que leia o artigo Outsourcing de T.I.: o que é e 3 vantagens principais que aborda a temática de maneira completa e detalhada.
Agora vamos explicar o modelo de aquisição overlay e underlay.
O overlay é a rede definida pelo software, que é criada sobre o underlay. É aqui que temos a abstração da parte física.
Já o underlay é a rede física, que permite comunicação entre os equipamentos e gerência. Entre a rede física podemos citar: switches, roteadores e suas conexões, cabos e links sem fio, por exemplo.
Dessa maneira, é adotado o modelo de aquisição overlay e underlay para estruturar os contratos em relação à empresa global de outsourcing, incluindo regras específicas para a gestão do underlay.
Mas esse modelo precisa ser associado com as melhores práticas, ajudando a implementar ações que ajudem na utilização da gestão global do outsourcing.
Leia mais sobre o assunto no artigo 5 empresas de outsourcing de T.I.
Como a Telecomplus pode ajudar a sua empresa?
A Telecomplus é especialista em redução de custos em T.I. e telecomunicações.
Identificamos oportunidades de redução de custos nas categorias de compras em T.I., além de trabalharmos com o modelo revenue share risk.
Ou seja, sua empresa só remunera o serviço após a efetiva redução de custos na empresa. Assim, para as categorias de telecomunicações, oferecemos a gestão mensal.
Na gestão mensal é feito o controle do inventário, a conferência mensal das faturas, rateios por centro de custo e contestações junto às operadoras de telefone.
A nossa gestão contínua de custos está incorporada na oferta de sourcing.
Solicite um quick assessment sem compromisso e tenha acesso às oportunidades de redução e ressarcimento de custos em toda cadeia de consumo de T.I. e telecom.
Fabio Furlan é Fundador e Diretor na Telecomplus.