;

Dentro de um mercado corporativo é comum esbarrar em situações de difícil resolução, ou até mesmo que cause um perigo financeiro para a empresa. Dessa forma, a prática de consultoria empresarial se torna primordial para o planejamento dos negócios.

A verdade é que por mais que sua empresa realize um planejamento empresarial bem trabalhado e possua uma equipe bem qualificada, nem sempre dá para arcar com todos os percalços do dia a dia.

Por conta disso, é muito comum que se busque opiniões externas para ajudar na solução de determinado problema. Além disso, acaba sendo uma visão um pouco mais imparcial do problema.

Afinal, os gestores e líderes de uma empresa acabam tendo uma visão muito limitada, já que estão imersos no dia a dia da companhia e acabam tendo alguns pensamentos já definidos.

Por isso, a consultoria empresarial é uma ótima solução para ajudar na resolução de problemas e encontrar oportunidades melhores de negócio.

O que é consultoria empresarial?

Imagine a consultoria empresarial como uma espécie de check-up da sua empresa, do seu negócio. Nesse caso, vai funcionar como um completo raio-x de tudo que está acontecendo  dentro da companhia.

Esse raio-x é focado na análise de dados e informações pertinentes, que podem estar associadas a algum tipo de problema atual ou futuro. Ou seja, acaba sendo uma espécie de suporte na controladoria dos negócios.

Ao realizar esse tipo de procedimento, é muito comum encontrar alguns gargalos em processos e estratégias que estão sendo usadas no atual momento. Além disso, oferece uma grande visão de negócios focando em oportunidades de mercado.

Esse tipo de oportunidade encontrada durante uma consultoria normalmente acaba passando batido dentro das pesquisas usuais da companhia.

Em geral, podemos definir a consultoria como uma grande troca de valores entre o profissional e a empresa que o está contratando. No fundo, são conselhos dados a determinada empresa para auxiliar no processo de gerenciamento dos negócios.

Outro ponto muito importante para entender a consultoria é pensar na redução de custos, já que a partir desses estudos novos e direcionados, algumas oportunidades de melhoria financeira também acabam sendo exploradas.

Qual a importância da consultoria para uma empresa?

Para entender a importância de realizar qualquer tipo de consultoria dentro de uma empresa, basta pensar por alguns segundos no mundo completamente digitalizado que vivemos hoje.

Dessa forma, fica impossível acreditar, de fato, que aqueles métodos usados a 10 ou 20 anos atrás vão surtir efeito hoje em dia. Na verdade, pode ser o oposto disso.

Realizar consultoria blinda sua empresa de cair no marasmo do tradicionalismo, cria possibilidades de atuação e aumenta a capacidade de mercado. Além disso, pode ser crucial para resolver problemas.

A verdade é que se você escolhe bem a empresa que prestará consultoria para o seu negócio, possivelmente você estará melhorando todos os eixos da companhia. Por exemplo, o lado financeiro e estratégico.

O lado financeiro é atingido por conta das análises de dados e finanças que o consultor possui acesso, analisando de maneira imparcial os números. Com isso, é mais simples de chegar a conclusões que, olhando todos os dias para o mesmo papel, seria impossível.

Já no quesito estratégico, as ações aqui podem ser principalmente nas oportunidades de crescimento que sua empresa não está vendo ainda. Assim, acaba criando e aperfeiçoando processos visando o aumento de receita e de lucro da companhia.

Entretanto, todos esses benefícios dependem de algo bem simples: a escolha certa. Afinal, de que adianta ter todos os dados e respostas nas mãos sem entregar a quem saiba ler?

Por isso, sua empresa precisa saber como escolher uma empresa para prestar consultoria empresarial. É exatamente sobre isso que falaremos agora.

Por que é importante saber escolher?

Assim como qualquer outra prestação de serviços, na consultoria empresarial um erro pode acarretar perda de todo o projeto. Dessa forma, escolher quem prestará assistência para sua empresa é crucial.

Outro ponto que precisa ser levantado é a seriedade da empresa que se está pensando em contratar. Por exemplo, averiguando trabalhos anteriores e seu histórico com clientes passados.

Esse tipo de atitude busca principalmente resguardar sua empresa de possíveis problemas ainda maiores do que os que possui hoje em dia. 

Assim, algumas dicas para escolher uma empresa de consultoria são:

  • busque sobre o passado e cases que a empresa possui;
  • analise opiniões e avaliações de clientes anteriores;
  • alinhe com a empresa a cultura organizacional presente hoje e entenda como essa empresa colaborará;
  • não busque valores e sim um trabalho bem realizado, que vá gerar resultados relevantes para seu negócio.

Além de todos os quesitos técnicos, saber escolher bem quem prestará a consultoria empresarial acaba esbarrando também no dia a dia desse modelo de trabalho. Afinal, trabalhar com quem entende seu negócio e demonstra preocupação com ele torna as situações menos complicadas de se lidar.

Por isso, invista um tempo para buscar mais sobre cada uma das empresas até então escolhidas.

3 tipos de consultoria empresarial

É claro que dentro de tantas áreas de atuação no mercado, a consultoria empresarial precisa se subdividir para abranger a maioria delas. Hoje, falaremos dos três tipos principais de consultoria.

É importante ressaltar que existem diversos outros modelos de consultoria, das áreas mais diversas possíveis. Entretanto, a financeira, de tecnologia e de marketing são as que mais se destacam.

Por isso, se sua empresa está enfrentando problemas em alguma dessas áreas, basta conhecer um pouco mais sobre cada uma delas e buscar um consultor profissional.

Conhecer os tipos de consultoria empresarial também ajuda a identificar locais que sua empresa pode ser ajudada e nem era uma opção antes, por não saber que era possível. Dessa forma, vamos destrinchar um pouco sobre os três modelos principais.

1. Consultoria financeira

Sem dúvidas é a consultoria mais delicada de se realizar e principalmente de se admitir que precisa de uma. Afinal, mexer com as contas da empresa e com as finanças é algo extremamente delicado.

O grande problema aqui é que a maioria das empresas só admite precisar de um quando já estão com as contas no vermelho e em uma situação difícil de se reverter. Entretanto, o melhor momento é exatamente aquele que você percebe que algo não vai bem.

Mesmo que sua empresa ainda esteja trabalhando no verde, qualquer sinal de atenção no lado financeiro já merece um pouco de cuidado. Isso porque estamos falando de um ponto crítico para qualquer negócio.

Em uma consultoria empresarial para falar de finanças, o foco será principalmente montar um planejamento financeiro completo para ajudar sua empresa a voltar a trabalhar no eixo correto.

Além disso, é aqui também que você pode descobrir possibilidades de redução de custos com responsabilidade e mantendo o padrão de qualidade atual. Assim, esteja pronto para definir medidas internas de ações estratégicas para salvar seu lado financeiro.

Hoje em dia, é o modelo de consultoria empresarial mais conhecido no mercado. Dessa forma, se você quiser saber mais sobre isso basta conhecer nosso artigo completo sobre o tema.

2. Consultoria de tecnologia

No mundo que vivemos hoje, se sua empresa não se prepara para as inovações tecnológicas, as chances de continuar de pé no mercado diminuem gradativamente. Por conta disso, muitas empresas já entenderam que precisam investir nessa área interna.

Uma consultoria empresarial que fale de tecnologia fará uma varredura completa em todos os processos e equipamentos usados. Para isso, se realiza uma comparação entre o que está sendo feito e o que deveria ser feito.

Dentro dessa comparação, o consultor conseguirá saber, por exemplo, se aqueles equipamentos usados fazem sentido e se são suficientes para o bom desempenho do processo.

A principal função de uma consultoria comercial para tecnologia é pensar em possíveis investimentos que a empresa pode fazer na área. Além disso, acaba abrindo os olhos para possíveis novas oportunidades dentro desses novos investimentos.

A tecnologia é um ramo importante para qualquer empresa hoje, e um consultor de tecnologia acaba sendo uma ótima forma de entender o que se deve manter e o que é necessário se redefinir.

Outra função importante da consultoria de tecnologia é lidar com o mercado e como ele se comporta hoje. Ou seja, acaba trazendo sua empresa para o lado mais modernizado no mercado que você se propõe a atuar.

3. Consultoria de marketing

Falando agora de um tipo muito conhecido e um pouco mais distante dos termos técnicos citados anteriormente, a consultoria empresarial de marketing é outra extremamente buscada.

Hoje em dia, principalmente com as redes sociais, o marketing digital virou necessidade para qualquer empresa. Por conta disso, a consultoria é a solução mais buscada para tentar crescer nesse ramo.

Normalmente, em uma consultoria empresarial para o marketing são definidas novas estratégias, campanhas e estruturas de conteúdo. No fim, o objetivo sempre será o posicionamento melhor da empresa nos índices de mercado.

Quer saber mais sobre consultoria empresarial? A Telecomplus é especialista na redução de custos na área de T.I. Assim, basta solicitar um quick assessment para entendermos o seu momento.