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Dentro de um negócio, é inegável que o setor de compras e negócios atua em uma posição de protagonismo pensando nos números de uma empresa. Dessa forma, com o passar dos anos, cada vez mais surgem estudos e inovações no setor, por exemplo, o novo conceito de “comprador do futuro”.

A ideia de comprador do futuro vem para estabelecer de uma vez por todas a provar a necessidade da interação dessa área com os departamentos que ela atende, buscando estar atualizada e ter efetividade nas negociações. Além disso, é uma nova variável para compor as tradicionais reuniões de negócios e estratégias.

O que se espera para o mercado é exatamente esse crescimento de importância do setor comercial em uma companhia, visto que novas tendências surgem principalmente por esse eixo. Por conta disso, fica cada vez mais evidente a necessidade de suporte interno.

Afinal, quem seria o comprador do futuro?

É difícil dizer com exatidão um perfil único para buscar nos sites de ofertas de vagas. Entretanto, alguns pontos merecem destaque.

Primeiramente, existem algumas características pessoais dadas como imprescindíveis para um comprador do futuro. Sendo:

  • empatia;
  • resiliência;
  • criatividade.

Sim, nesse primeiro momento não precisamos falar de aspectos técnicos, visto que sem os três descritos acima, os técnicos não fazem sentido. Afinal, é a partir da empatia e resiliência que se consegue criar o ambiente colaborativo.

Hoje em dia, o ambiente de trabalho é um dos pilares das empresas, é a partir disso que se consegue extrair bons resultados e índices de vendas. Além disso, a resiliência consegue montar uma base cultural única, trazendo para perto todos os colaboradores.

Além disso, o Fórum Econômico Mundial divulgou um estudo onde aparecem outros dois apontamentos curiosos. Nesse caso, estamos falando da capacidade de gerenciar tempo e estresse.

Ou seja, de maneira geral, estamos falando de habilidades pessoais trabalhadas dentro de um contexto do mundo comercial. Assim, podemos entender o comprador do futuro como um profissional capaz de propor possibilidades em níveis muito acima dos praticados hoje.

De maneira geral, podemos definir em uma única frase: geração de valor acima do produto final.

Habilidades do comprador do futuro

Bom, partindo agora para a parte mais técnica e complexa do assunto, vamos adentrar um pouco nas habilidades profissionais que esse comprador do futuro deve possuir. Afinal, se estamos falando de inovação e transformação do mercado, é evidente que uma capacitação será necessária para tal.

Por conta disso, é comum observar hoje empresas cada vez mais engajadas na busca por profissionais de alto nível. Nesse caso, são empresas que já entenderam e internalizaram essa nova evolução do mercado de compras.

Estratégia como ponto de partida

Não dá para falar de outra coisa como ponto de partida diferente do planejamento baseado em estratégias. Afinal, é graças ao bom planejamento que as estratégias pensadas e idealizadas entram em prática e conseguem gerar resultados.

Atualmente, já começa a se estruturar que o comprador do futuro será o grande responsável por esse planejamento. Além disso, será também o responsável por idealizar uma estratégia para evitar riscos no lado financeiro da empresa, pensando sempre em otimização.

Conhecimentos complexos

Como dito anteriormente, a capacitação é a chave para o desenvolvimento do comprador do futuro. Dessa forma, é natural pensar que apenas os conhecimentos atuais e usados hoje em dia não serão suficientes.

Tudo que se conhece hoje do mundo comercial não será suficiente para suprir as obrigações desse novo profissional. Por isso, é fato que conhecimentos mais complexos e específicos sejam requeridos.

Podemos citar principalmente a necessidade de saber sobre gestão, em diversos níveis. Por exemplo, a gestão de fornecedores ou de contratos, que lida diretamente com o lado financeiro da empresa e, consequentemente, precisa ser estudado estrategicamente.

Não só de conhecimento comercial vive o novo comprador, mas também de estudo a fundo das chamadas KPIs, os índices de desempenho de uma determinada empresa.

O comprador do futuro precisa saber vender

Parece uma grande brincadeira, mas um bom comprador do futuro precisa saber vender. Nesse caso, estamos falando de todos os setores onde podem ocorrer negociações.

Para exercer com qualidade o papel, o profissional precisa desenvolver internamente um poder de negociar com todas as áreas da empresa. Por exemplo, os próprios colaboradores.

Entretanto, essa característica precisa ser trabalhada também de maneira externa, como forma de lidar principalmente com fornecedores.

O comprador do futuro e a área financeira

Já falamos nesse artigo sobre a necessidade de saber sobre alguns índices do mercado financeiro. Em geral, a necessidade se dá principalmente para conseguir fazer valer todas as demais características.

Por exemplo, o comprador do futuro precisa começar a se preocupar com índices como os gastos operacionais. Para isso, voltamos as atenções ao assunto de analytics.

De maneira geral, é evidente a necessidade de saber principalmente debater com fornecedores ou clientes sobre todos os maiores indicadores. Afinal, um comprador do futuro precisa conseguir montar uma estratégia de venda pensando em redução de custos e principalmente em análises de preço.

O conceito mais importante nesse caso é o chamado “spend analysis”, ou “análise de gastos”. Nesse caso, estamos falando da capacidade de identificar cada categoria de destino do dinheiro e como ele está sendo distribuído.

O spend analysis visa ainda a melhoria no quesito conhecimento de gastos, para que o profissional tenha em mãos todas as informações necessárias para exercer uma estratégia bem pensada.

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