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No ano de 2020, o governo brasileiro baixou o decreto 10.282 regulamentando os serviços de telecomunicações como “indispensáveis para atender as necessidades da comunidade”.

Este decreto foi assinado em função do estado de Pandemia que assolou o mundo neste período. 

Interessante notar que, segundo uma pesquisa do Boston Consulting Group, 48% da população brasileira aumentou a percepção de quão importante são os serviços de telecomunicações.

Sem estes serviços, não teria sido possível instituir o home office que manteve o país em funcionamento durante a pandemia. Sem ele, as atividades da maioria das empresas seriam seriamente afetadas.

Mas não é somente em épocas de pandemia que os serviços de telecomunicação são tão importantes.

Neste texto vamos falar dos tipos de serviços de telecomunicações disponíveis hoje e como você poderá aplicá-los em sua empresa.

O que são os serviços de telecomunicações

Telecomunicação significa transferir sinais à distância. 

Há uma resolução brasileira estipulando o que são os serviços de telecomunicações. A resolução 73 de 25 de novembro de 1998 diz o seguinte no artigo 2o.:

“Serviço de telecomunicações é o conjunto de atividades que possibilita a oferta de transmissão, emissão ou recepção, por fio, radioeletricidade, meios ópticos ou qualquer outro processo eletromagnético, de símbolos, caracteres, sinais, escritos, imagens, sons ou informações de qualquer natureza.” 

Para deixar em termos mais simples, podemos dizer que são serviços de transferência de dados ou voz prestados por uma empresa de comunicação. Além dos serviços telefônicos com ou sem fio, esses serviços também podem incluir rede, internet e televisão.

Quais os tipos de sistemas de telecomunicações mais comuns

Entender os sistemas que estão disponíveis é importante para entender quais os melhores serviços a serem contratados para sua empresa. Veja os principais sistemas de comunicação do momento.

Sistemas de telefonia fixa

Ter um telefone fixo é padrão de algumas empresas, principalmente as que estão começando no mercado. É um serviço de qualidade e bastante estável.

Mas pode não ser a melhor opção para comunicação com funcionários que não ficam o tempo inteiro no escritório. Além disso, ter outras alternativas para o atendimento ao cliente é sempre uma boa opção.

Sistema de redes móveis

O uso de celulares não é apenas para comunicação pessoal. Empresas pequenas costumam adotar esta forma de comunicação por ser mais fácil e acessível. 

O problema é que estas empresas ficam à mercê dos contratos feitos com as operadoras convencionais de telefonia móvel. Além disso, o preço de ligações internacionais e de longa distância pode ser bem mais alto.

VoIP

A tecnologia Voice over Internet Protocol, faz a transferência de dados digitais.

Neste serviço, encontrados dois tipos de estrutura de funcionamento:

  • VoIP Local – que utiliza a rede LAN da própria empresa ou
  • VoIP Nuvem  – utiliza sistemas de hospedagem em nuvem que garante muitas vantagens na manutenção e na economia de equipamentos necessários para implantação na empresa.

Sistemas híbridos

Para grandes empresas, que já possuem uma estrutura de hardware robusta, pode ser aplicado um sistema híbrido que combine a telefonia padrão com as vantagens do sistema VoIP.

Agora que você conhece os sistemas que sua empresa pode optar e implantar, conheça também os serviços que vão tornar a utilização destas tecnologias muito mais eficientes no seu dia a dia.

Quais os tipos de serviços de telecomunicações disponíveis atualmente?

O setor de telecomunicações já passou por grandes mudanças. As atualizações nos sistemas são constantes, por isso, gestores de empresa sempre se informam sobre o que há de novo no mercado.

Os serviços mais comuns disponíveis atualmente são:

TARIFADOR TELEFÔNICO

Este serviço permite o controle total dos serviços de telefonia de sua empresa. Com ele é possível:

  • Gravar as ligações;
  • Analisar o tempo gasto em cada ligação ou em cada departamento;
  • Verificar se o atendimento ao cliente está sendo bem efetuado;

Este controle permite entender melhor as necessidades da empresa, verificar a possibilidade de reduzir custos e contratar planos melhores.

GERENCIAMENTO DE SMARTPHONES

Quando as empresas entregam um aparelho corporativo para um funcionário, há uma série de fatores que nem sempre são considerados. Um sistema de controle nas ligações e nos aparelhos de smartphone da empresa pode ajudar a controlar:

  • As ligações feitas pelo colaborador;
  • O uso pessoal que o colaborador possa fazer do aparelho atrapalhando sua produtividade;
  • O acesso aos bancos de dados fora da empresa;
  • Segurança das informações sigilosas que ficam disponíveis no celular.

Para ter estes controles, é preciso ter o serviço de Mobile Device Management (MDM) em sua empresa. 

GESTÃO DE TELECOM

Como mencionamos, há muitos tipos de sistemas e serviços de telecom disponíveis no mercado. Negociações podem mudar e as tecnologias estão sempre se renovando.

Por isso, contratar uma empresa especializada em gestão de telecom, é um excelente negócio. Ter um profissional que possa auxiliá-lo a ter a melhor tecnologia disponível com redução de custos pode economizar muito tempo e dinheiro de sua empresa.

Há várias empresas especializadas em consultoria de telecom, mas poucas podem entregar resultados tão bons quanto a Telecomplus.

Vamos falar um pouco mais sobre as vantagens deste serviço, mas antes é importante mencionar que tipos de problemas a consultoria de telecomunicações pode ajudar sua empresa a resolver:

  • Custos altos com serviços de telecomunicações;
  • Cobranças indevidas;
  • Falhas de segurança;
  • Problemas com serviços que não acompanham o crescimento da empresa;
  • Baixa área de cobertura dos serviços de telecomunicações;
  • Uso de tecnologia obsoleta atrapalhando a produtividade;
  • Planos desatualizados;
  • Contratos dúbios que prendem o cliente em um único serviço.

Ao analisar estes problemas em sua empresa, você poderá perceber que está “deixando dinheiro na mesa” por não contratar um serviço de gestão de telecomunicações.

Quais as vantagens de aproveitar os melhores tipos de serviços de telecom em sua empresa?

As vantagens de ter alguém ao seu lado que possa orientá-lo para a escolha do melhor serviço são:

Contratação de serviço personalizado

Não contratar nem mais e nem menos do que a empresa precisa. Os serviços precisam levar em conta o porte e a área de atuação da empresa.

Agilidade no fechamento de negócios

Ter estrutura para estar perto do cliente virtualmente é essencial para garantir o acesso à boa comunicação e atendimento. Essa estrutura abre caminhos para novos mercados com clientes e fornecedores no mundo inteiro.

Controle e rastreamento 

Ter uma boa forma de controle sobre o uso das tecnologias de comunicação da empresa, sem perder tempo compilando relatórios é importante para a produtividade e redução de custos da empresa.

Melhoria da imagem da empresa

A melhoria na comunicação interna e com o cliente certamente pode ajudar a empresa a solidificar sua imagem e presença no mercado. 

Decisões rápidas

Informações em tempo real são essenciais para uma boa tomada de decisões na empresa. Não dá para esperar até o final do mês para resolver um problema que afeta diretamente os custos da empresa.

Rápida identificação de problemas e decisões certeiras para resolver situações podem fazer uma grande diferença nos resultados da empresa.

Redução de custo

Com o mercado tão competitivo no momento, adotar ferramentas que podem auxiliar na redução de custos podem ajudar a empresa a se tornar mais competitiva no mercado.

Quem pode ajudar sua empresa a ter os melhores resultados na contratação dos diversos tipos de serviços disponíveis no mercado?

A Telecomplus pode ajudar a identificar as oportunidades de redução de custos em TI sem impactar as operações da empresa.

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