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Aumentar a competitividade de contratos globais pode ajudar a sua empresa a reduzir custos em T.I. e telecomunicações 

Ao adotar o modelo de contratos globais, muitas empresas precisam enfrentar os obstáculos com a dificuldade de redução de custos. 

Para isso, este artigo irá abordar a principal dificuldade desse modelo de contratos globais e oferecer uma solução para o problema. Continue a leitura. 

Problemas nos contratos globais 

Os contratos globais garantem a performance técnica necessária, principalmente quando estão aliados com a gestão de infraestrutura, conectividade e segurança dos dados. 

Assim, há os SLAs (Service Level Agreement), que traduzido para o português fica “acordo de nível de serviço”. Eles podem ser homogêneos, controle de inventários e gastos e monitoramento especializado para a otimização de disponibilidade. 

O SLA que norteia o contrato de serviços de T.I. É nesse documento que estão os serviços esperados do fornecedor, contendo metas, prazos, serviços, suporte, termos de compromisso e métricas. 

No entanto, esse modelo de contrato global pode apresentar vários obstáculos. 

O principal deles é o custo superior à média do mercado por causa do modelo de outsourcing. Isso impacta em outros fatores como os custos com conectividade, por exemplo. 

Leia mais sobre o assunto no artigo Como ser protagonista na Gestão de Custos e Despesas de T.I.?

Como solucionar o problema com contratos globais? 

Para resolver esse problema de aumento de custos por causa do modelo outsourcing, é necessário adotar o modelo de aquisição overlay e underlay. 

Mas antes de explicar sobre esse modelo, precisamos compreender o que é outsourcing. 

O outsourcing de T.I. está ligado à ideia de terceirização. Ou seja, são diversos serviços ligados com tecnologias, softwares e sistemas, que estão relacionados com a empresa, mas não necessariamente é contratada por ela. 

Dessa maneira, o outsourcing traz medidas e práticas específicas que afetam diretamente a empresa, a sua cultura e resultados. 

 As principais vantagens são: 

  • redução de custos;
  • capacitação; 
  • ganho de eficiência e otimização.

Para saber mais sobre o assunto, sugiro que leia o artigo Outsourcing de T.I.: o que é e 3 vantagens principais que aborda a temática de maneira completa e detalhada. 

Agora vamos explicar o modelo de aquisição overlay e underlay. 

O overlay é a rede definida pelo software, que é criada sobre o underlay. É aqui que temos a abstração da parte física.

 

Já o underlay é a rede física, que permite comunicação entre os equipamentos e gerência. Entre a rede física podemos citar: switches, roteadores e suas conexões, cabos e links sem fio, por exemplo.

Dessa maneira, é adotado o modelo de aquisição overlay e underlay para estruturar os contratos em relação à empresa global de outsourcing, incluindo regras específicas para a gestão do underlay. 

Mas esse modelo precisa ser associado com as melhores práticas, ajudando a implementar ações que ajudem na utilização da gestão global do outsourcing. 

Leia mais sobre o assunto no artigo 5 empresas de outsourcing de T.I.

Como a Telecomplus pode ajudar a sua empresa?

A Telecomplus é especialista em redução de custos em T.I. e telecomunicações. 

Identificamos oportunidades de redução de custos nas categorias de compras em T.I., além de trabalharmos com o modelo revenue share risk. 

Ou seja, sua empresa só remunera o serviço após a efetiva redução de custos na empresa. Assim, para as categorias de telecomunicações, oferecemos a gestão mensal. 

Na gestão mensal é feito o controle do inventário, a conferência mensal das faturas, rateios por centro de custo e contestações junto às operadoras de telefone. 

A nossa gestão contínua de custos está incorporada na oferta de sourcing. 

Solicite um quick assessment sem compromisso e tenha acesso às oportunidades de redução e ressarcimento de custos em toda cadeia de consumo de T.I. e telecom.