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Atualmente, uma das áreas que mais crescem e se desenvolvem no mundo é a do mercado digital. Por conta disso, estratégias como a consultoria de tecnologia se tornam primordiais para qualquer empresa que busque se manter no mercado.

Afinal, o que se espera para os próximos anos é um desenvolvimento ainda maior do mercado de T.I. e, consequentemente, das empresas que apostam no setor. Na verdade, é mais que seguro dizer que esse deve ser o ponto de partida dos negócios hoje em dia.

Muitas empresas ainda se prendem nos conceitos passados sobre a área de tecnologia e se perguntam como uma consultoria de T.I. poderia ajudar em algo. Entretanto, quando pensamos sobre isso, não é difícil pensar em pontos como:

  • redução de custos;
  • otimização de processos;
  • melhoria na qualidade de cada serviço ofertado pela empresa;
  • explorar possibilidades de mercado;
  • auxiliar na gestão empresarial.

Sabendo isso, preparamos um artigo completo sobre a área de consultoria de tecnologia, com os principais tópicos que você precisa saber sobre o assunto. Além disso, ainda preparamos uma explicação completa para você saber o nível de maturidade da sua empresa na área de tecnologia.

Dessa forma, ao final, se torna mais simples decidir se sua empresa pode precisar de uma consultoria de T.I. e quais os nortes que devem ser tomados. Com isso, sua empresa se mantém no mercado e ainda consegue um grande diferencial competitivo hoje em dia.

Afinal, falar e viver sobre tecnologia passou de gosto para necessidade.

O que é uma consultoria de tecnologia?

Falando em um aspecto mais direto, consultoria de tecnologia da informação é o ato de delegar, para terceiros, a atribuição de cuidar desse setor da sua empresa.

Assim, é uma terceirização completa das ações e principalmente dos processos de uma empresa que lidem com tecnologia direta ou indiretamente. Em geral, a consultoria é realizada por um profissional da área que atua diretamente com o setor.

A principal razão para uma consultoria de tecnologia ser solicitada é a necessidade ou vontade de evoluir no aspecto digital. Entretanto, a área de atuação é muito mais do que apenas dizer quais os novos softwares a empresa precisa.

Afinal, estamos falando de um modelo de ajuste que pode gerar redução de custos de maneira drástica. Além disso, acaba otimizando processos de modo a gerar um retorno maior do que o atual.

Todas essas estratégias são pensadas e colocadas em prática usando a tecnologia como centro de tudo. Por exemplo, imagine que sua empresa realiza determinado processo com uma máquina do modelo X, e que custa um valor Y.

Um consultor de tecnologia vai te ajudar a entender se aquele modelo é de fato o ideal para sua empresa, ainda que o ideal seja um modelo menos avançado. Já que, de maneira geral, cada empresa possui uma necessidade única e, nem sempre, as máquinas mais avançadas necessariamente são imprescindíveis para qualquer negócio.

Sendo assim, é exatamente nesse ponto que uma consultoria de T.I. vai atuar, de modo a conseguir reorganizar as estratégias de negócio e de gestão no mercado digital.

Ou seja, é onde sua empresa consegue entender quais os melhores passos para se tomar e ter resultado direto com um bom desenvolvimento tecnológico.

O que faz uma consultoria de tecnologia da informação?

Após entender o que é uma consultoria de T.I., entender seu funcionamento fica mais simples. Assim, podemos entender como um grande conselheiro da área tecnológica, responsável por dar as melhores diretrizes para o seu negócio se desenvolver melhor.

Em geral, esse aconselhamento se resume em dois pontos principais: a infraestrutura que a empresa usa e a estratégia adotada para atingir as metas, usando a mesma infraestrutura. Ou seja, auxiliará inclusive na gestão do seu negócio.

Sabendo disso, podemos entender que a principal ação de uma consultoria de tecnologia da informação é criar destaque e diferencial competitivo. Para isso, se vale de tecnologias existentes na companhia e sugere novas aquisições para melhoria interna.

Já que existem diversas funções que um consultor de T.I. pode assumir em uma empresa, quais seriam as duas principais.

1. O que sua empresa precisa e não precisa?

A principal ação de uma consultoria de T.I. é mostrar de maneira clara tudo que sua empresa está fazendo que não é necessário ou que está apenas atrasando processos. Além disso, também apresenta o exato oposto, evidenciando as necessidades.

Na verdade, é com essa análise detalhada que se inicia todo o trabalho de consultoria. Neste caso, é nesse momento que o consultor coleta os dados e informações necessários para se criar um planejamento eficiente.

Outra ação inicial é mapear as possibilidades de melhoria e realizar um levantamento completo da situação interna da empresa.

2. Planejamento de trabalho

Além de mapear, identificar e levantar as necessidades da sua empresa, a consultoria de tecnologia também atuará na esquematização das novas ações a serem tomadas. Dessa forma, você tem uma espécie de passo a passo nas mãos.

Normalmente, esse planejamento é feito sempre com muita rigidez no quesito de ser o mais personalizado possível. Ou seja, o consultor usa todos aqueles dados obtidos para criar um planejamento completamente diferente das demais empresas que possa atender.

Esse tipo de criação é muito importante, principalmente para que todas as ações  tomadas na frente venham de uma análise correta de dados específicos. Com isso, seu trabalho de redução de custos e otimização de processos flui mais naturalmente.

Como escolher a melhor consultoria para sua empresa?

Quando falamos de escolher uma consultoria de T.I., devemos seguir os mesmos princípios básicos da escolha de qualquer modelo de consultoria empresarial.

Ou seja, é necessário estar atento a questões como:

  • quanto tempo a empresa tem de mercado;
  • trabalhos anteriores;
  • avaliações e comentários sobre clientes antigos;
  • certificações e qualificações da empresa;
  • questionar quais medidas costumam tomar e quais as tecnologias mais usadas.

Ter esse tipo de cuidado na hora de escolher uma consultoria de tecnologia da informação pode ajudar a evitar muitos desgastes no futuro. Afinal, acontece de contratar empresas que não se adéquam com a cultura organizacional da empresa, causando desgastes diários.

Por conta disso, existe sempre essa necessidade de entender exatamente quem está sendo contratado e, principalmente, como esse consultor ajudará a sua empresa. Dessa forma, você garante não só que suas necessidades serão atendidas, como também a boa realização do trabalho.

Tipos de consultoria de tecnologia da informação

Existem três modelos principais quando falamos de tipos de consultoria de tecnologia da informação. Nesse caso, isto é escolhido considerando o modelo de negociação entre a contratante e a contratada.

Dessa forma, conhecer os modelos pode ser um grande facilitador na hora de fechar contrato com o consultor na sua empresa.

Consultoria Offshore

A consultoria do tipo offshore, como o próprio nome sugere, diz respeito a consultores que atuam fora do eixo geográfico da empresa contratante. Por exemplo, em outros países.

Normalmente, as empresas optam por esse modelo buscando valores mais baixos, principalmente em países com valores mais em conta por trabalhador.

Consultoria Onshore

Por outro lado, a onshore está focada no relacionamento próximo entre as duas empresas, tanto a que está contratando quanto a que está sendo contratada. 

Assim, independente dos valores finais, o foco é na proximidade e facilitação de diálogos.

Consultoria Nearshore

Pensando em um modelo que considerasse os dois tipos acima, foi estabelecido o modelo nearshore. Nele, temos os dois pontos principais dos primeiros modelos: comunicação facilitada mais custo reduzido.

Para isso, as empresas optam por pessoas que falem a mesma língua nativa no país, ou que não possuam um fuso horário muito discrepante, por exemplo. Entretanto, seguem com a distância maior entre ambas.

Entendendo os níveis de maturidade de T.I.

Como dito anteriormente, toda a atuação de uma consultoria de tecnologia da informação será baseada no momento atual da sua empresa. Ou seja, no seu nível com relação à tecnologia.

Para isso, existe o chamado “nível de maturidade de T.I.”, que determina quão trabalhosa será a análise e a consultoria na totalidade. Ou seja, o quanto o consultor precisará colocar a mão na massa para ajudar sua empresa a se otimizar.

Os níveis usados hoje em dia são quatro:

  • T.I. artesanal;
  • T.I. eficiente;
  • T.I. efetiva;
  • T.I. estratégica.

1. T.I. artesanal

Sendo o modelo mais básico de todos, uma empresa que possui um setor de T.I. artesanal coletará resultados com intervalos de tempo maiores entre si. Portanto, não é um setor atuante e tampouco gera retorno de valor de maneira contínua.

Em geral, são setores bem isolados, que não possuem nenhum tipo de combinação com os outros setores para criar uma maior integração. Dessa forma, acaba sendo um grande ponto de interrogação para o resultado da companhia, podendo dar errado a qualquer momento.

2. T.I. Eficiente

Quando passamos para uma T.I. de modelo eficiente, já é possível perceber alguns processos mais determinados e estabelecidos. Além disso, consegue entregar o que se propõe a fazer.

Mesmo assim, neste modelo, ainda não existe um resultado relevante para a empresa, e é um prato cheio para melhorias na gestão.

3.T.I. Efetivo

Dentro da T.I. efetiva temos um controle de qualidade maior e mais certeiro, que validará os processos existentes. Normalmente, no modelo efetivo já temos uma boa prestação dos serviços e já há algum tipo de resultado.

Entretanto, se limita apenas a validar e garantir o que já existe, sem forças para promover novidades e gerar oportunidades de mercado.

4.T.I. Estratégica

O modelo mais bem trabalhado dentre todos é o de T.I. estratégica, caracterizada por ser um grande diferencial competitivo. Nesses casos, uma consultoria de tecnologia é extremamente importante para conduzir melhor os processos que uma T.I. estratégica pode realizar.

Por conta disso, quanto maior a empresa, maior é a necessidade de uma consultoria de T.I., exatamente pela alta complexidade de processos e ferramentas que o setor possui.

De maneira geral, a consultoria de tecnologia da informação atua diretamente com o aconselhamento para desenvolver um dos setores mais importantes de qualquer empresa.

Aqui na Telecomplus realizamos uma análise completa e gratuita da sua empresa para entender o momento atual do seu negócio. Com isso, realizamos um diagnóstico completo para que você entenda a necessidade de uma consultoria de T.I.

Basta entrar em contato conosco para saber mais sobre o assunto.