;

Entender uma empresa como um grande aglomerado de processos é natural, mas como uma empresa pode agregar sentido a esses processos e gerar resultados? É exatamente nisso que a cadeia de valor se baseia.

Essa ferramenta é uma ponta do iceberg de um planejamento estratégico, usada para conseguir determinar o que a empresa pode fazer para ter resultados melhores. 

Você sabe como implementar a cadeia de valor na sua empresa?

O que é a cadeia de valor e qual sua importância?

Podemos entender a cadeia de valor como um grande conjunto de tarefas e atividades que uma empresa realiza, buscando gerar cada vez mais valor aos clientes. Nesse sentido, o valor diz respeito a tudo que envolve a satisfação.

A teoria da cadeia de valor foi criada por Michael Porter, e até hoje é resumida a uma grande quantidade de tarefas ligadas entre si, buscando desenvolver a empresa. É como se cada atividade fosse pensada, qual seu custo e qual sua influência no lucro.

Podemos entender isso como uma forma de acrescentar valor para cada etapa que compõe uma venda. Desde o processo de criação e montagem do produto até o marketing realizado para a venda final.

Componentes da cadeia de valor

A cadeia de valor é formada por uma espécie de sistema com entradas e saídas da empresa, onde existem dois grandes grupos de atividades: primárias e de apoio. A representação é uma espécie de gráfico onde as primárias seriam a base.

Um ponto importante de se entender é que a cadeia de valor vai possuir os mesmos elementos, independente do ramo que a empresa atender. No final das contas, todas vão possuir a divisão abaixo.

Atividades primárias

Como o próprio nome sugere, as ações primárias correspondem a tudo aquilo que faz a empresa girar, que fazem o capital da empresa gerar. Assim, podemos citar:

  • marketing, onde são elaborados os processos que visam a captação de clientes e a concretização das vendas;
  • equipamentos e esteira de produção, onde transforma a matéria-prima no produto que vai para o consumidor;
  • logística, responsável por toda a parte de entrega do produto ou do serviço ao consumidor final;
  • logística interna, faz a ligação com os fornecedores, é necessário para a determinação da matéria-prima;
  • serviços, representando as ações realizadas para aumentar o valor do produto depois que a compra já foi finalizada.

Atividades de apoio

As atividades de apoio representam tudo aquilo que a empresa faz para dar assistência nas atividades primárias. Ou seja, é como se fosse a grande base para que tudo lá em cima funcionasse.

Assim, as atividades de apoio se concentram em quatro grandes grupos:

  • recursos humanos, para lidar com toda a parte de recrutamento de colaboradores, criação de relacionamento entre eles e ouvidoria;
  • área de tecnologia de informação, com o objetivo de encontrar oportunidades dentro da cadeia de valor existente, buscando automações;
  • aquisição, buscando tudo aquilo necessário para que a operação funcione, como compra de matéria-prima ou compra de equipamentos;
  • infraestrutura, onde fica localizado o escritório principal da empresa com as decisões majoritárias dentro da cadeia de valor.

Quais os desafios para otimizar a cadeia de valor da sua empresa?

O principal desafio quando falamos de otimizar cadeia de valor está em entender seus processos propriamente ditos. Afinal, querendo ou não se trata de um sistema que precisa abranger toda a sua empresa.

Pensando nisso, para conseguir implementar mudanças, será necessário passar por cima de alguns processos convencionais, o que nem sempre é bem-aceito. Por isso, é preciso que toda a empresa esteja engajada nessa tratativa.

Outra dificuldade está em implementar as melhorias sem afetar diretamente a capacidade produtiva da empresa. Ou seja, realizar movimentos certeiros, mas que não impactem a produção ou as vendas finais.

Em geral, a cadeia de valor precisa ser entendida como algo benéfico, e precisa de toda a empresa envolvida para conseguir funcionar e gerar resultados.

3 dicas para melhorar a cadeia de valor da sua empresa

Apesar de ser um conceito muito buscado, a cadeia de valor ainda pode causar um pouco de dúvidas sobre como otimizá-la para que funcione da melhor maneira possível. Pensando nisso, elencamos as três dicas principais para melhorias na sua estrutura.

1. Subatividades

Apesar de ser dividida em dois grandes grupos, a cadeia de valor pode ser ainda mais dividida, exatamente para que se tenha um controle melhor. Dessa forma, o recomendável é que se criem as chamadas subatividades, a partir das atividades primárias.

Para fazer essa separação, pode ser separado, por exemplo, quais pequenas tarefas que criam valores sozinhas, sem estar dentro de um grande ecossistema? Além disso, quais tarefas garantem que todas as demais estejam com a qualidade esperada?

2. Ligação entre cada atividade

Como você já deve ter percebido, dentro da cadeia de valor tudo é altamente interligado, criando uma grande rede de atuação e de apoio para as empresas. Por isso, otimizar essas ligações é uma excelente maneira de melhoria da própria cadeia como um todo.

Por isso, uma das ações deve ser encontrar quais as ligações entre as atividades que ainda não foram realizadas, ou seja, como elas podem ser conectadas entre si. Por exemplo, será que existe uma ligação entre a área de recursos humanos e as logísticas da empresa?

Essas e outras perguntas é o que vão garantir que todas as ligações estão feitas e, consequentemente, encontrar novas oportunidades. Assim, a partir disso, a cadeia de valor começa a ficar cada vez mais estruturada e unificada.

3. Aumento no valor

Antes que você ache que é para sair buscando formas aumentar o valor de venda do produto, calma que não é bem por aí.

Quando falamos de aumentar o valor para um produto dentro da cadeia de valor, estamos nos referindo a tudo que o cliente enxerga como entrega. Ou seja, o valor final do produto, sim, mas também a qualidade e a funcionalidade daquele produto.

Dessa forma, aumentar o valor de um produto pode significar, por exemplo, colocar uma nova funcionalidade naquele produto sem necessariamente aumentar muito seu valor de venda. Quando pensamos por esse lado, a análise crítica é feita com mais cuidado.

Ao analisar os processos pensando em maximizar valores, a cadeia de valor começa a ser usada com um propósito, com um objetivo. Assim, faz toda a diferença para seu funcionamento e pode otimizar e muito seu uso.

Quais os benefícios de estruturar bem uma cadeia de valor?

A principal vantagem encontrada no uso da cadeia de valor está na visualização mais ampla de todos os processos de trabalho dentro da empresa. Ou seja, você consegue gerenciar tudo aquilo que acontece, de maneira mais otimizada.

Pensando nisso, podemos citar por exemplo a identificação de melhorias dentro do seu negócio, já que, com uma visão mais ampla, a possibilidade de encontrar gargalos é maior. Assim, a empresa consegue se visualizar do início ao fim, procurando por melhorias.

Ou seja, podemos definir como grande vantagem a capacidade de encontrar e corrigir possíveis falhas. Por isso, acaba sendo uma grande estratégia interna. Da mesma forma, quando você consegue ter uma visão ampliada dos negócios, existem as melhorias.

As melhorias e a otimização dos processos ocorrem de maneira natural, quando é possível ver de perto tudo que está acontecendo. Assim, é possível por exemplo determinar que um fluxo possui mais etapas do que deveria, aumentando a agilidade do serviço.

Essa busca por agilidade acaba influenciando todo o time a estar sempre em busca de novidades e melhorias do processo. Dessa forma, é um ganho bastante coletivo.

Quando uma empresa consegue melhorar os processos, otimizar as ações e corrigir falhas, o resultado é um só: vantagem de mercado. Afinal, quando uma empresa consegue ter tantos pontos de melhoria e atuação, fica impossível não ter um bom desempenho comercial.

Com isso, podemos entender a cadeia de valor como sendo um ponto primordial para o crescimento de qualquer empresa, principalmente no que diz respeito ao planejamento. Com ela, a empresa consegue montar um planejamento estratégico baseado em observações.

Você pode saber mais sobre a cadeia de valor e outros assuntos da área no nosso blog, ou falar diretamente conosco para tirar dúvidas e dar sugestões.